segunda-feira, 12 de julho de 2010

Brinde com Estrelas do Brasil

Meus cumprimentos aos enólogos Alejandro Cardoso e Irineo Dall’Agnol pelo sucesso que obtiveram no 5º Concurso Internacional Vinhos do Brasil, realizado, na semana passada, no Vale dos Vinhedos. Estou escrevendo e olhando para uma garrafa do Estrelas do Brasil que abrirei logo após terminar este texto para brindar em homenagem ao sucesso da dupla e do vinho.
Imagino como deve ter sido a noite de 8 de julho, no Salão Nobre do Spa do Vinho. Eles mandam dizer que foi “inesquecível”.
Após 3 dias de degustação às cegas de 457 amostras de vinhos, por uma equipe de degustadores nacionais e internacionais, foram revelados os 30% melhores do V Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, conforme normas internacionais da OIV. A expectativa era grande devido ao elevado número de amostras, onde 15 países concorreram com o que de melhor apresentaram.
Para grande surpresa, deles, não minha, a Estrelas do Brasil, com o vinho Dall´Agnol Superiore 2005, foi a distinção máxima da noite. Na história do vinho brasileiro jamais um vinho tinha obtido tal reconhecimento. Após mais de 2099 amostras, totalizadas nos 5 concursos internacionais do Brasil, pela primeira vez a Grande Medalha de Ouro foi concedida.
“É um orgulho para nós sustentar tamanho reconhecimento e provar mais uma vez que o Brasil pode e poderá elaborar grandes vinhos”, diz a dupla vitoriosa.
O foco da Vinícola Estrelas do Brasil está na elaboração de espumantes diferenciados, especialmente, em safras excepcionais como a de 2005, considerada a melhor de todos os tempos. Elaborou lotes limitados de vinhos tranquilos, como foi o caso do Dall´Agnol Superiore 2005. A Estrelas do Brasil disponibilizará um lote de apenas 1000 garrafas aos apreciadores que desejarem provar este “presente” particular, resultado da filosofia harmonizada com a natureza da Serra Gaúcha. Para abrilhantar esta grande conquista, a dupla obteve, ainda, neste concurso, Medalha de Ouro para o Espumante Estrelas do Brasil Brut Charmat e Medalha de Prata para o Espumante Estrelas do Brasil Brut Champenoise.

Nenhum comentário: