quinta-feira, 3 de junho de 2010

Suave e tenra, carne de cordeiro ganha espaço no cardápio brasileiro

O zootcenista Paulo de Tarso, de São Paulo, manda mais uma contribuição para enriquecer o Blog do Cordeiro e do Vinho. Um texto de Thalita Arauho
“ A carne de cordeiro, tenra, macia e de sabor suave, - escreveu ela - tem ganhado cada vez mais espaço no cardápio dos brasileiros, inicialmente em restaurantes das regiões Sul e Sudeste e, mais recentemente, nas mesas de todo o país. Segundo a gastrônoma Edna Lara, de Cuiabá, leveza e suavidade são as características mais acentuadas do cordeiro.
É chamado cordeiro o carneiro jovem, com até oito meses, recém-desmamado ou em período de aleitamento. Quando o animal passa dessa idade é chamado carneiro. Segundo o portal Gourmand, é excelente fonte de proteínas de alta qualidade, com gorduras consideradas saudáveis, e contém todos os aminoácidos essenciais.
Bastam apenas 100gr de carne magra de cordeiro (que somam apenas 200 calorias) para satisfazer a metade das necessidades proteicas de um dia. Difere das carnes vermelhas, principalmente da bovina, por apresentar baixas concentrações de lipídios e, sobretudo, pela pequena quantidade de gorduras saturadas.
Edna Lara comenta que no preparo da carne de cordeiro, ela aprecia um tempero em que a carne fique curtida bastante tempo antes de ser cozida/assada, utilizando pimentas, ervas (principalmente hortelã) e molhos agridoce. A chef recomenda uma receita interessante, o cordeiro acompanhado de gelatina de menta. A carne de cordeiro pode ser encontrada em Cuiabá em toda a rede de supermercados Comper (Avenida do CPA, Fernando Corrêa da Costa e Miguel Sutil).”

Zoot. Paulo de Tarso
CRMV-Z 070MT
65 3682 1346
65 8119 7168

Nenhum comentário: