segunda-feira, 7 de junho de 2010

Qualidade na taça

A qualidade dos vinhos elaborados no Vale dos Vinhedos foi evidenciada na taça durante o 2º Prêmio Vinhos do Vale dos Vinhedos, realizado na sexta-feira (4), no Hotel & SPA do Vinho Caudalie. As vinícolas Miolo (Merlot Terroir Safra 2009), Pizzato (Chardonnay 2009) e Don Laurindo (Espumante Brut) foram as grandes vencedoras nas categorias Vinho Tinto, Vinho Branco e Espumante, respectivamente.
Entusiasmado com o resultado dos trabalhos, o presidente da entidade promotora – Aprovale – Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos -, Aldemir Dadalt, manifestou sua satisfação, especialmente pela percepção do avanço da qualidade dos vinhos elaborados no Vale. “O depoimento dos degustadores foi a prova definitiva de que nossos vinhos vêm evoluindo progressivamente. Todos os vinhos e espumantes inscritos no 2º Prêmio Vinhos do Vale dos Vinhedos são vencedores”, garantiu.
Durante o jantar de premiação, realizado no Restaurante Leopoldina, no Hotel & SPA do Vinho Caudalie, as vinícolas vencedoras em 2009 (Pizzato, Miolo e Cordelier) passaram o troféu itinerante elaborado pelo renomado escultor gaúcho Bez Batti para os vencedores deste ano, ficando com os definitivos criados pelos artistas do Vale dos Vinhedos, Postal e Cláudia Giordani. Para se tornar proprietária do troféu itinerante, é necessário que a mesma vinícola vença o prêmio por três anos consecutivos.
O cardápio, assinado pelo Chef Fábio Lima, composto por quatro pratos, foi harmonizado com os vinhos premiados, permitindo aos convidados apreciar a qualidade dos vencedores na taça. Os pratos foram ensopado de grão de bico com bacalhau; crocante de camarão com risoto de pêra; e faisão com molho de assado e bilinis de aipim. A sobremesa foi bastão de framboesa com sorvete de covo e chocolate branco.O concurso evidenciou o terroir da região, exaltando a identidade do vinho que é elaborado pelas vinícolas do Vale. Tanto é que o regulamento do concurso estabeleceu requisitos que seguem as normas da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (D.O.V.V.).

Nenhum comentário: