quinta-feira, 3 de junho de 2010

Os melhores do Vale dos Vinhedos

Amanhã, sexta-feira, dia 4, estare´no Hotel Villa Europa Spa do Vinho, em Bento Gonçalves, participando do juri que vai escolher os Melhores Vinhos do Vale dos Vinhedos. A escolha será à tarde e a entrega dos prêmios durante jantar, à noite. Já estou preparando o espírito para a degustação.
Os melhores vinhos do Vale dos Vinhedos serão conhecidos durante o jantar de premiação que será realizado no Hotel & Spa do Vinho Caudalie. É a 2ª edição do Prêmio Vinhos do Vale dos Vinhedos, que tem o objetivo de evidenciar a evolução qualitativa dos vinhos elaborados pelas vinícolas que integram o roteiro. A ação integra a programação do Dia Estadual do Vinho.
Para o Presidente da Aprovale, Aldemir Dadalt, o evento é uma premier do que a Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos reserva aos apreciadores da bebida. “Esta é uma excelente oportunidade para demonstrar ao mercado e ao grande público a evolução qualitativa do vinho elaborado no Vale dos Vinhedos, não apenas pela oportunidade de degustar as novidades das vinícolas, mas também porque três grandes vinhos serão conhecidos em um evento singular”, destaca.
Um painel de degustadores formado por representantes das vinícolas participantes, convidados especiais, experts no assunto e jornalistas nacionais, tem a difícil tarefa de eleger os melhores vinhos entre os inscritos. A degustação pública e às cegas ocorre no mesmo dia no Hotel & Spa do Vinho Caudalie, a partir das 15 horas. Apenas os três vinhos vencedores serão divulgados nas categorias Tinto, Branco e Espumante. Em caso de uma mesma vinícola vencer em duas categorias, será premiado o vinho com maior número de “bichieres” (copo = pontos), cedendo o prêmio ao segundo melhor colocado na respectiva categoria.
As vinícolas vencedoras em 2009 (Pizzato, Miolo e Cordelier) passarão o troféu itinerante para o vencedor da atual edição, recebendo um troféu de mérito permanente elaborado por um dos artistas do Vale – Postal ou Claudia Giordani. Para se tornar proprietária do troféu, é necessário que a mesma vinícola vença o prêmio por três anos consecutivos.
Este ano, a premiação será seguida por um elegante jantar assinado pelo Chef Fábio Lima no Restaurante Leopoldina, no Hotel & Spa do Vinho Caudalie. O cardápio, composto por quatro pratos, será harmonizado com vinhos inscritos no concurso. O jantar é por adesão e os ingressos podem ser adquiridos junto ao hotel por R$ 150,00. Associados pagam R$ 75,00.
Promovido pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), o concurso evidencia o terroir da região, enaltecendo a identidade do vinho que é elaborado na região. Tanto que somente podem participar vinhos de variedades tintas e brancas, além de espumantes, que seguem os preceitos de uso da Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos (D.O.V.V.).
Com a iniciativa, além de contribuir para a promoção do vinho do Vale dos Vinhedos, a Aprovale pretende integrar todos os empreendimentos da região às comemorações do Dia Estadual do Vinho. A data é comemorada no estado desde 2004, sempre no início do mês de junho, marcando também a chegada ao mercado dos lançamentos das novas safras das vinícolas.
REGULAMENTO PARA OS VINHOS
- Tintos: Merlot com 85% da varietal e Assemblage com, no mínimo 60% de Merlot e o restante com Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Tannat.
- Brancos: Chardonnay com 85% da varietal e Assemblage com, no mínimo 60% de Chardonnay e o restante com Riesling Itálico.
- Espumantes: Brancos ou rosados, devendo conter, no mínimo, 60% das uvas Chardonnay e/ou Pinot Noir e o restante com Riesling Itálico.

Nenhum comentário: