terça-feira, 29 de junho de 2010

O sucesso do seminário em Bagé

Como também já comentei aqui, foi um sucesso o seminário sobre vitivinicultura na Metade Sul do Rio Grande do Sul, realizado em Bagé, e no qual fiz uma palestra paracerca de 700 pessoas. Foi o maior público que já tive a me escutar! Além de palestras teóricas, o encontro levantou as demandas tecnológicas da região e possibilitou a degustação de produtos típicos e visitação a vinhedos.
Foi a sétima edição do Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do Rio Grande do Sul. O evento reuniu mais de 600 produtores e técnicos que discutiram e pensaram a Metade Sul com foco na sustentabilidade ambiental, social e econômica do Bioma Pampa.
Fiz a palestra de abertura falando sobre “Desafios para a competitividade da vitivinicultura da Metade Sul do RS”. Na sequência, o pesquisador e chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Uva e Vinho coordenou o painel sobre “Vitivinicultura no Bioma Pampa”, com a apresentação de diversos especialistas que abordaram os diferenciais de produção de uvas e vinhos da Metade Sul. “A região se caracteriza pela produção de vinhos com menor teor de acidez, o que agrada o paladar do consumidor brasileiro”, comentou um deles, Carlos Zanus.
O segundo painel teve terá a coordenação de Tauê Bozzetto Hamm, Gestor de Projetos do Sebrae Bagé, que discutiu aspectos do “Mercado e marketing de vinhos, sucos e espumantes”, apresentado por representantes do Ibravin, entre os quais Diego Bertolini. Encerrando o primeiro dia de atividades, os participantes tiveram oportunidade de participar de uma degustação temática de vinhos da região e conhecer um pouco mais sobre as vinícolas presentes apresentando seus produtos em estandes.
O segundo dia do encontro, sexta-feira, teve como principal objetivo realizar uma grande discussão sobre os “Desafios e estratégias tecnológicas para a vitivinicultura na Metade Sul”. Foram apresentadas palestras sobre os principais problemas tecnológicos e também sobre o manejo das principais doenças e pragas encontradas nos parreirais. A atividade teve a coordenação de Antônio Conte, representante da Emater/RS.
Na sequência, Jorge Luiz Hoffmann, integrante da Comissão Organizadora e representante do Comitê de Fruticultura, coordenou o Workshop “Demandas tecnológicas para a vitivinicultura da Metade Sul” que possibilitou a elaboração de um documento no qual foram indicadas as demandas tecnológicas da região que deverão ser priorizadas pela pesquisa e também pela Rede de Centros de Inovação em Vitivinicultura (RECIVITIS).
Finalizando o segundo dia, foi realizado o Lançamento da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha (Vinhos da Campanha), que já está articulada em busca da Indicação de Procedência, com o apoio técnico da Embrapa Uva e Vinho. Encerrando o evento, no dia 19 de junho, sábado, foi realizado um Dia de Campo na Vinícola Peruzzo, no próprio municíoios de Bagé.
O evento, muito importante para a região, foi promovido pelo Comitê de Fruticultura da Metade Sul do RS, Embrapa Uva e Vinho, Emater/Ascar, Ibravin, Sebrae, Prefeitura Municipal de Bagé e Associação Bageense dos Fruticultores. Contou com o patrocínio de Claro, Basf, AGCO e Massey Ferguson e com o apoio de diversas entidades.

Nenhum comentário: