segunda-feira, 7 de junho de 2010

Merlot, a aposta que se confirma

O 2º Prêmio Vinhos do Vale dos Vinhedos, na avaliação dos degustadores, comprovou o que já vinha sendo anunciado. A variedade Merlot é a melhor casta para o Vale dos Vinhedos. Entusiasmados com a qualidade e a diversidade do que lhes foi apresentado, os avaliadores não pouparam elogios às amostras vencedoras e confessaram que a escolha foi difícil em função da alta qualidade das amostras.
O professor, escritor e jornalista, Mauro Corte Real, disse que o mundo precisa conhecer estes vinhos. “O Vale dos Vinhedos precisa mostrar a qualidade do que produz. Somente assim os apreciadores de vinho passarão a acreditar que a produção nacional tem qualidade”.
Já o chef Zé Luiz, apresentador do programa Um Gordo na Cozinha, da TV BAND, salientou que o vinho agrega valor ao prato. Surpreso com a evolução qualitativa dos vinhos do Vale, Zé Luiz confessou que ao degustar as amostras sentiu vontade de harmonizar. O enófilo Marcos Henrique Cassel, colunista da Revista Sabores do Sul, garantiu que o Merlot é o vinho que representa a tipicidade do Vale dos Vinhedos. “Alguns vinhos que degustamos mostraram muito mais do que eu esperava”.
Defensor do vinho brasileiro, o presidente da SBAV-SP, escritor e colunista de mídias especializadas, Sérgio Inglez de Sousa, também manifestou a confirmação de que a Merlot é a uva do Vale dos Vinhedos.
Osa requisitos exigidos dos vinhos para participar do concurso:
- Tintos: Merlot com 85% da varietal e Assemblage com, no mínimo 60% de Merlot e o restante com Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Tannat.
- Brancos: Chardonnay com 85% da varietal e Assemblage com, no mínimo 60% de Chardonnay e o restante com Riesling Itálico.
- Espumantes: Brancos ou rosados, devendo conter, no mínimo, 60% das uvas Chardonnay e/ou Pinot Noir e o restante com Riesling Itálico.
- Uva procedente da região demarcada do Vale dos Vinhedos e operações de vinificação, engarrafamento e envelhecimento realizadas em vinícola instalada no Vale.

Nenhum comentário: