terça-feira, 29 de junho de 2010

Cultivo de uva protegida

A região serrana do estado do Rio Grande do Sul tem na fruticultura uma importante exploração econômica. Das principais frutíferas, a videira tem um significado muito grande, pois vem sendo cultivada, com finalidade econômica, desde os primeiros imigrantes italianos ao chegarem ao estado no ano de 1875.
Visando fornecer subsídios para esta exploração econômica, o Agroshow 2010, realizado, no fim-de-semana,em Nova Petrópolis, apresentou o espaço temático com a demonstração da videira protegida. Para o Engenheiro Agrônomo, Enio Todeschini, o principal objetivo da cobertura da videira, com plástico liso ou trançado, é evitar o excesso de umidade, diminuir doenças e pragas e consequentemente a exploração mais rentável e de melhor qualidade.
Utilizando esta técnica, Todeschini, afirma que a colheita pode ser postergada em até 20 dias, o que permite frutas mais coloridas e mais saborosas. Porém, como a tendência da temperatura sob espaços cobertos é aumentar, esta técnica exige alguns cuidados como, por exemplo, a necessidade da cobertura ser cerca de 70 cm acima da parreira.
O Engenheiro Agrônomo destaca que logo após a colheita o plástico deve ser retirado para expor à planta às condições climáticas do inverno necessárias para garantir a produtividade. E quando inicia a brotação a cobertura deve ser recolocada e permanecer novamente até a colheita.
No espaço ainda são apresentadas as plantas recomendadas para a cobertura do solo que proporcionam a melhoria da produtividade das videiras e preservam as condições ambientais, sem aumentar os custos de produção. As plantas mais indicadas são a aveia preta, centeio, ervilhaca, azevém e nabo forrageiro que são plantas que brotam durante a dormência da videira.
Estas plantas ainda evitam a erosão do solo,facilitam a infiltração de água no solo, elevam o teor de matéria orgânica, reduzem as oscilações de temperatura do solo, fornecem nitrogênio às videiras, reciclam os nutrientes no solo, fornecem substrato para os microorganismos do solo e reduzem ou eliminam o uso de herbicidas em vinhedos.

Nenhum comentário: