segunda-feira, 7 de junho de 2010

Bom vinho, boa comida e algumas agradáveis surpresas

Foram duas belas festas, com excelentes vinhos, boa comida e algumas surpresas muito prazerosas. Estou falando da escolha dos Melhores Vinhos do Vale dos Vinhedos, da Noite do Filó e da Expobento, das quais participei, no fim-de-semana, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Cheguei ao Spa do Vinho às 15h de sexta-feira, já em cima da horade começar a degustação às cegas, através das quais apontariamos os melhores vinhos do Vale dos Vinhedos. Já estavam nos esperando o Aldemir Dadalt e a Débora Dadalt, diretores do hotel e ele presidente da Associação dos Produtores de Vinhos do Vale dos Vinhedos, promotora do evento. Também já estavam a postos o Mauro Côrte Real, o Sérgio Inglez de Souza,a Liana Sabo e a Silvia Mascella Rosa, vários enólogos e representantes do setor que provariam os vinhos. O Dadalt e o Ademir Brandelli, responsáveis pelo processo de busca de Denominação de Origem para os vinhos do Vale fizeram uma rápida explanação sobre o andamento do processo e, logo em seguida, começamos a degustação.
Os vinhos apresentados foram muito bons, principalmente os tintos. Na minha planilha, pelo menos três merlots chegaram empatados. E, à noite, depois da apresentação dos ganhadores, comentei com o enógolo e diretor do Miolo Wine Group, Adriano Miolo, que “estou começando a entender de vinhos”. O vinho que dei nota mais alta, 92, foi o vencedor e, no momento da degustação, escreveu ao lado da nota MR. O ganhador foi exatamente este, o Merlot Terroir da Miolo, desenvolvido na serra gaúcha pelo francês MR – Michel Rolland.
Na minha mesa, estavam, entre outros, o Mauro, a Silvia e o Luiz Milani e nossas notas foram muito semelhantes. Foi uma bela degustação, com vitória de vinhos Miolo, Pizzato e Don Laurindo.
Vamos aos detalhes nas notas a seguir.

Nenhum comentário: