quarta-feira, 23 de junho de 2010

Bistrô Casa de Madeira

Com a proposta de desenvolver um breve resgate histórico da original culinária dos primeiros imigrantes italianos do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, o Bistrô Casa de Madeira, localizado na Linha Leopoldina, possui um cardápio que busca traduzir a gastronomia do período de 1876 a 1920 naquela região. Os vinhos são de alta qualidade, pois são elaborados pelos irmãos Erielso, Juarez e João Valduga. Eu sugiro que vocês, meu leitor que for lá na Casa de Madeira, abra o almoço com o champenoise Arte Brut , elaborado com 30% de Chardonnay e 30% de Pinot Noir. “Espumante de cor amarelo pálido, com bolhas finas e persistentes. Os aromas trazem notas cítricas, mescladas com tostado e uma leve impressão de mel. Apresenta boa cremosidade na boca, com nítida sensação de “agulha”. Mantém o caráter cítrico na boca, harmonizando muito bem com o camarão”, diz o especialista Ivan Miranda.
Tudo no restaurante é baseado na história que foi pesquisada pelos historiadores Remi Valduga e Padre Júlio Giordani. A começar pelo local, que é uma das poucas casas construídas no início do século XX e que foi restaurada, mantendo em seu ambiente interno peças originais do período. O porão de pedra foi construído em torno de 1900 por Ubaldo Giordoni. Com capacidade para 76 pessoas, estar no Bistrô Casa de Madeira é como retroceder no tempo e entender através do ambiente, o porquê que o horário do almoço era o momento mais especial para os imigrantes italianos da região .
No cardápio há 15 opções entre entradas, saladas, massas e carnes. O destaque é para o Prato Imigrante 1876, onde a codorna é a protagonista, elaborada com molho de vinho e cozida nas tradicionais panelas de ferro, o prato acompanha salada de radici com bacon, polenta com queijo e um tipo de massa que pode ser tagliatele ou nhoque de batata doce, com molho de ave de caça. O valor deste prato para duas pessoas é de R$ 49,50. O Bistrô Casa de Madeira, funciona diariamente, das 11h30 às 17 horas. Sendo que para o mês de julho, está previsto também a abertura do restaurante no horário do jantar. Informações pelo site: www.casamadeira.com.br ou pelo telefone: (54) 3453-5676.

Nenhum comentário: