sexta-feira, 18 de junho de 2010

Agrotóxicos e a Fermentação do vinho

Na manhã de quarta-feira, dia 16 de junho, o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Gildo Almeida da Silva, apresentou a palestra ”Agrotóxicos e a Fermentação”, dentro do Programa Embrapa & Escola professores, na Sede da Entidade de pesquisa, em Bento Gonçalves (RS). O pesquisador falou sobre os efeitos de alguns produtos químicos, em especial os fungicidas, que garantem a produção comercial de uvas, pois combatem doenças provocadas por fungos. No entanto, esses mesmo produtos também podem afetar as leveduras, que também são fungos e são fundamentais para a elaboração do vinho. “Muitas leveduras são desejáveis, pois transformam o açúcar em álcool e em outros componentes importantes para a qualidade do vinho”, esclareceu o pesquisador. “O resíduo destes fungicidas pode alterar o comportamento das leveduras introduzidas no início da vinificação, prejudicando a qualidade do produto final”, reforçou Gildo.
A palestra integrou o projeto que visa a capacitação dos professores da rede pública e particular da região, como parte do Programa Embrapa & Escola 2010, atividade que vem sendo realizada há 10 anos e já é parte integrante do calendário escolar. A promoção desta edição é da Embrapa Uva e Vinho e da Secretaria Municipal de Educação de Bento Gonçalves. Além desta, estão previstas mais quatro palestras neste ano, conforme cronograma abaixo.
Além da capacitação dos professores, o Programa Embrapa & Escola receberá, de 18 a 22 de outubro, na Sede da Instituição de pesquisa, mil e trezentos alunos de 4as séries e 4os anos tendo como tema “Alimentos seguros e alimentação saudável”.
Serviço:
· Palestra “Agrotóxicos e a fermentação”
· Palestrante: Pesquisador Gildo Almeida da Silva
· Data: 16 de junho
· Horário 8h30
· Local: Auditório da Embrapa Uva e Vinho – Rua Livramento, 515 – Bento Gonçalves - RS
· Outras informações: telefone (54) 3455.8135
Próximas palestras:
· 14 de julho – Estação meteorológica – Dalton Antônio Zat
· 18 de agosto – Engenharia genética e biossegurança – Vera Quecini
· 15 de setembro – Produção Integrada X Produção Orgânica - Alexandre Hoffmann
· 06 de outubro -O ambiente que conhecemos será sempre o mesmo? Onde a humanidade se encaixa nisso? - Luciano Gebler

*Todas as palestras acontecem a partir das 8h30.

Nenhum comentário: