sexta-feira, 18 de junho de 2010

18ª Avaliação Nacional dos Vinhos

O momento maior do vinho brasileiro se aproxima. É a 18ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2010. O evento que já reuniu 9.667 apreciadores e avaliou 3.493 amostras em 17 anos, se prepara para atingir sua maioridade. As vinícolas brasileiras que desejam participar da maior avaliação mundial de vinhos já podem inscrever suas amostras. O prazo segue até o dia 25 de junho, sendo que a coleta dos vinhos inicia em 20 de julho.
Para o presidente da entidade, enólogo Christian Bernardi, o evento tem um importante papel na construção da imagem do vinho brasileiro. “É nítida a contribuição da Avaliação na evolução da qualidade dos vinhos do Brasil. Além de auxiliar no redirecionamento de técnicas de cultivo e elaboração dos vinhos, a Avaliação ainda colabora na promoção e divulgação da produção nacional”, destaca.
As inscrições podem ser feitas em seis categorias de vinhos: Branco Fino Seco Não Aromático, Branco Fino Seco Aromático, Rosé Seco, Tinto Fino Seco, Tinto Fino Seco Jovem e Vinho Base para Espumante. Somente são aceitos vinhos de viníferas, secos, 100% varietais (exceto vinho base para espumante e rosé), da safra 2010. O regulamento da Avaliação está disponível no site www.enologia.org.br. O cadastro pode ser feito através de ficha de inscrição que deve ser encaminhada para a ABE através do correio (Rua Matheus Valduga, 143, Bento Gonçalves/RS – 95700-000), fax (54 3452.6289 ou 3451.2277) ou e-mail (enologia@enologia.org.br).
Em 2009, o evento reuniu 308 amostras de 70 vinícolas. A expectativa dos organizadores é que este ano os números sejam superados, a fim de apresentar uma expressiva representatividade da produção de vinhos do Brasil. Promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), desde 1993, a Avaliação Nacional de Vinhos reúne, anualmente, experts da bebida do mundo inteiro, comprovando sua importância na agenda internacional.
Depois de inscritos e coletados, os vinhos são degustados por um painel de enólogos brasileiros durante o mês de agosto. Com apoio técnico da Embrapa Uva e Vinho, a degustação das amostras é realizada no Laboratório de Análise Sensorial da instituição.
O grande momento, a divulgação dos 16 vinhos representativos da Safra 2010, acontecerá no dia 25 de setembro, na presença de mais de 750 apreciados do vinho. As inscrições para participação no evento estarão abertas na segunda quinzena de agosto.

Nenhum comentário: