segunda-feira, 21 de junho de 2010

11ª Jornada da Viticultura em Nova Pádua

Enquanto eu estava em Bagé, dia 17 de junho, falando para cerca de 700 pessoas sobre as possibilidade vitivinicolas da Metade Sul do Rio Grande do Sul, outras 800 pessoas reuniam-se, em Nova Pádua, na serra gaúcha, para ouvir técnicos falar sobre as perspectivas de crescimento da viivicultura do estado em geral. Tanta gente interessada por uva e vinho, sem dúvida, deixou-me impressionado, como já escrevi aqui no Blog.
Buscar novas práticas de produção de uvas com qualidade para alcançar maior sustentabilidade e remuneração. Este foi o objetivo da 11ª Jornada da Viticultura Gaúcha, que aconteceu. quinta-feira (17), no Salão Paroquial de Nova Pádua. “Queremos incentivar os produtores para aumentarem a eficiência das suas propriedades para o próprio bem deles mesmos, que ganharão mais competitividade no mercado”, afirmou o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Júlio Fante. Este ano, o evento teve uma novidade. As palestras foram realizadas toda pela parte da manhã, a partir das 9h. Pela parte da tarde, houve visitas técnicas com opções de três vinícolas e três vinhedos. Acesse o site http://www.ibravin.org.br/ para ver a programação completa. A promoção foi do governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), Ibravin, prefeitura de Nova Pádua e Fetag-RS. O tema da Jornada deste ano foi “Sistema de Produção e Certificação para Melhoria da Qualidade e Valorização da Uva”. Entre os temas debatidos, destacaram-se a reconversão dos vinhedos com baixa produtividade, a redução dos custos operacionais das propriedades, como, por exemplo, a aplicação de tecnologia de cultivo de uvas cobertas. “A intenção foi mostrar que podemos produzir mais e melhor”, observou Fante, acrescentando que é preciso retomar a discussão sobre boas práticas no cultivo de uvas, com cuidados redobrados em relação aos resíduos de agrotóxicos tanto no vinho, como no suco de uva.
O evento ainda teve a apresentação da Agenda Estratégica do Setor Vitivinícola, que será trabalhada de forma conjunta com todas as entidades da cadeia, entre elas Ibravin, Câmara Setorial, Comissão da Uva, Federação das Cooperativas e Associação dos Vinicultores e dos Viticultores.

Nenhum comentário: