domingo, 30 de maio de 2010

Vinícolas brasileiras prospectam US$ 2 milhões em negócios no embalo da Bossa Nova na London Wine Fair

Participação do projeto Wines From Brazil, realizado pelo Ibravin e pela Apex-Brasil, contou com a participação coletiva de nove vinícolas, sendo três estreantes. Situada no centro do pavilhão principal do ExCel, à beira do rio Tâmisa em Londres, o estande do projeto Wines From Brazil, realizado pelo Ibravin e pela Apex-Brasil, atraiu a atenção dos 13,7 mil visitantes que passaram pela 30ª London Wine Fair, a maior feira de vinhos do Reino Unido nos dias 18, 19 e 20 de maio. Além da crescente procura pelos vinhos brasileiros no mercado britânico – maior importador de vinho no mundo e conhecido por lançar novas tendências de consumo – a estratégia promocional do Ibravin incluiu a apresentação de uma dupla de cantores (Jandira Silva e Kaw Regis) de Bossa Nova. A música verde-amarela ecoou suavemente pelo pavilhão, seduzindo compradores, distribuidores e críticos de vinho para o espaço brasileiro. “Criou-se um burburinho na feira sobre os vinhos do Brasil”, diz a gerente de Exportação do projeto Wines From Brazil, Andreia Gentilini Milan. E o jornalista e escritor britânico Andrew Catchpole confirma: “Os principais Masters of Wines e degustadores do mundo decidiram que os vinhos brasileiros estão a altura dos melhores do mundo”. Quer mais: a prospecção de negócios para os próximos 12 meses alcançou US$ 2 milhões. Cerca de US$ 500 mil foram fechados na feira. Miolo – A Miolo apresentou o Alisios na London Wine Fair, um vinho elaborado específicamente para o mercado britânico. O Alisios do Seival tinto (das uvas Tempranillo e Touriga Nacional) e o branco (Pinot Grigio e Riesling Italic) está a venda desde o início do ano em supermercados, lojas e pubs do Reino Unido. O projeto inédito e inovador já traz resultados à empresa. No ano passado, a Miolo exportou 22 mil garrafas para o Reino Unido. Este ano, até maio, o volume alcança 39 mil garrafas, um crescimento de 77%. “Até o final do ano, devemos exportar 100 mil garrafas somente do Alisios”, projeta o gerente de exportação, Fabiano Maciel. Na feira, além de fechar mais pedidos para o Reino Unido, a Miolo realizou novos negócios com Holanda, Venezuela, Itália, Emirados Árabes e Irlanda. Aurora – Para entrar com força no Reino Unido, a Aurora desenvolveu uma linha de espumantes exclusiva para o mercado britânico. A novidade foi lançada no estande coletivo Wines From Brazil, na London International Wine Fair. Com consultoria do importador e de uma agência de design da Inglaterra, as borbulhas brasileiras da Aurora reúnem um corte exclusivo com as cepas Riesling, Semillon e Moscato (as proporções de cada uma são guardadas em segredo pela empresa). O rótulo também é novo – moderno, limpo e com a cara do Brasil – focado no consumidor britânico, que terá acesso aos espumantes da Aurora no segundo semestre deste ano, para entrar nos brindes de Natal dos ingleses.Lidio Carraro – A Lidio Carraro Vinícola Boutique teve dois vinhos (um tinto e outro branco) incluídos na carta dos dois principais restaurantes japoneses contemporâneos de Londres – o Roka e o Zuma. O negócio foi fechado na London Wine Fair (LIWF), em um encontro entre a gerente de marketing da vinícola, Patrícia Carraro, com o sommelier do Roka e do Zuma, Athila Roos, no estande coletivo Wines From Brazil. “Escolhemos a Lidio Carraro pela qualidade dos seus vinhos e pela vinícola representar muito bem o vinho brasileiro”, afirma Roos. “Se der tudo certo, pretendemos incluir os rótulos da Lidio Carraro nos restaurantes do grupo em Miami, Hong Kong, Istambul e Dubai”, comenta o sommelier.Rio Sol – A Rio Sol, do Vale do São Francisco, teve um vinho tinto inserido na Carta do Wetherspoons, maior grupo de Pubs do Reino Unido. O negócio foi fechado na London Wine Fair, no estande coletivo Wines From Brazil. A Rio Sol foi escolhida para representar o Brasil no projeto Copa do Mundo do Wetherspoons, que reúne seis campeões mundiais de futebol. Além do Brasil, foram convidados outros cinco nações – Inglaterra, Itália, França, Argentina, Alemanha – vencedoras de Copas do Mundo para ter, cada uma, um vinho nos mais de 700 Pubs do grupo espalhados pelo Reino Unido. A Rio Sol também fechou na feira uma venda de 1.500 garrafas para o Classic Drinks de Cork, na Irlanda. Casa Valduga – A Casa Valduga fechou dois negócios na London Wine Fair. A gerente de exportação Juciane Casagrande afirma que a vinícola acertou com um importador para o norte da Inglaterra e com outro para a Irlanda. Ambos com pedidos de importação tirados na própria feira. Foram feitos contatos para comercialização na Suécia e na Noruega. Pizzato – uma das três vinícolas estreantes na feira, a Pizzato comemora o sucesso que seus vinhos tiveram junto a compradores e consumidores britânicos. A Pizzato foi a vinícola brasileira que teve mais rótulos incluídos na Vinópolis. Foram seis vinhos, um branco e cinco tintos, que serão vendidos no “Museu do Vinho”. O enólogo Flávio Pizzato ainda diz que ficou muito bem encaminhada a inclusão da vinícola na Carta de Vinhos do restaurante Zuma. Piagentini – também pela primeira vez na London Wine Fair, a Piagentini teve dois rótulos aprovados pela Vinópolis, um vinho e um espumante. De acordo com a gerente de exportação, Ivini Granado, a presença na feira trouxe bons contatos para a escolha de um importador para atender a Inglaterra, a Irlanda e a Escócia. Irmãos Basso – a estreia na feira serviu para prospecção do mercado britânico de vinhos. Segundo a gerente de exportação, Maria Angélica Silva, a estrategia da Irmãos Basso para o Reino Unido deve privilegiar os espumantes elaborados pelo método charmat. A London Wine Fair também propiciou contatos para importadores na Inglaterra, Alemanha e Canadá. Salton – o objetivo da Salton na feira era conseguir um importador para o Reino Unido. Vários contatos foram feitos e a empresa está agora definindo o melhor parceiro. O coordenador de exportação, Vágner Montemaggiore, acredita que a aposta da Salton para o mercado britânico deve ser nos espumantes e em vinhos brancos. Nos restaurantes e lojas especializadas, os vinhos finos Premium têm uma boa chance de aceitação.Veja alguns dos locais onde os vinhos brasileiros estão sendo vendidos em Londres:
-Vinópolis;
- All One Bar - Handford- Wetherspoons (maior rede de Pubs do Reino Unido, com mais de 700 pontos)- LaithwaitesWines- Everywine- Planet of the Grapes- South American Wines Online- Roka e Zuma (dois dos melhores restaurantes japoneses contemporâneos de Londres)- Benares (restaurante indiano situado no badalado bairro de Mayfair).

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