domingo, 23 de maio de 2010

Vinhos tropicais em debate

De 26 a 28 de maio, a cidade brasileira de Petrolina, no estado de Pernambuco, sediará o 2º Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais. O evento reunirá pesquisadores, professores, estudantes e empresários ligados à área para debater temas ligados à vitivinicultura e à enologia tropical.
Produzir uvas e elaborar vinhos em regiões tropicais, como no semiárido brasileiro ou países como a Tailândia, Índia e Venezuela, é uma atividade recente se comparada a tradicional cultura da produção de regiões de clima temperado, como Itália, França e a até mesmo o Sul do Brasil. Essa nova vitivinicultura, desenvolvida há 25 anos em Petrolina, requer cuidados especiais e também apresenta peculiaridades, como a possibilidade da colheita de uvas ao longo do ano, pela inexistência de inverno, pela alta disponibilidade de água para irrigação do Rio São Francisco, e altos índices de insolação, sendo possível colher entre duas a três safras por ano.
Consequentemente, tanto a produção de uvas como a elaboração de vinhos devem ser ajustados a essa nova realidade e adequados a essas diferentes matérias- primas obtidas ao longo do ano. Segundo o coordenador técnico do evento, Giuliano Elias Pereira, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves – RS), que fica sediado na Embrapa Semiárido (Petrolina – PE), muitos são os temas que precisam ser debatidos, pesquisados e avaliados. Destaca por exemplo, a necessidade de discutir sobre as diferentes possibilidades de clones de cultivares e porta-enxertos utilizados, que poderão ser adotados para incrementar a qualidade e a tipicidade dos vinhos tropicais.
Além disso, está sendo sugerido à Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) que a região semiárida tropical do nordeste brasileiro seja adotada como laboratório permanente de avaliação dos impactos das mudanças climáticas globais sobre as características dos vinhos em países com condições temperadas. “Se imaginarmos que a temperatura do mundo aumente nas próximas décadas e séculos de maneira drástica, algumas regiões vitivinícolas temperadas, como Califórnia (EUA), Adelaide (Austrália) ou mesmo Montpellier (França), poderão se tornar semelhantes às condições do Vale do Submédio São Francisco, no Brasil”, alerta o pesquisador. Reforça que as tecnologias que estão sendo testadas atualmente no Nordeste do Brasil poderão ser utilizadas no futuro nestas regiões. Como exemplo, cita o estudo de cultivares melhor adaptadas, manejos específicos e a necessidade de irrigação, para permitir a continuidade da produção de vinhos em regiões tradicionais.
Pereira destaca que o Seminário servirá como ponto de partida para a criação de um Grupo Internacional de especialistas em Vitivinicultura Tropical. “Esse grupo irá estudar, caracterizar, desenvolver, aprimorar e divulgar o potencial enológico de uvas viníferas e a qualidade e a tipicidade de vinhos tropicais elaborados no Brasil e no mundo”, comenta.
Entre os palestrantes, o evento terá a participação de especialistas do mundo do vinho, brasileiros e estrangeiros, que debaterão desde os fatores climáticos, dos solos, da composição de uvas e vinhos, até a correlação dos vinhos tropicais com a saúde humana. O Seminário, com vagas limitadas em 150 participantes, possibilitará conhecer os vinhedos de algumas vinícolas da região. Todo o evento será trilingue, em português, francês e inglês, com tradução simultânea. Informações sobre a programação e inscrições podem ser obtidas na página do evento http://www.cpatsa.embrapa.br/istw ou diretamente pelo e-mail: istw@cpatsa.embrapa.br ou pelo telefone 87 3862-1711 (ramais 211 ou 276).
O evento é promovido pela Embrapa (Semiárido e Uva e Vinho), Vinhovasf, Sebrae e Assitur. Também conta com o aval internacional do Group of International Experts of Vitivinicultural Systems for CoOperation – GiESCO, International Society for Horticultural Science – ISHS, Chaire Unesco – Culture et Traditions du Vin e da Organização Internacional da Uva e do Vinho – OIV.
Serviço:
Data: 26 a 28 de maio
Local: Auditório do Senai-Petrolina-PE, Brasil (Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, 267 - Vila Eduardo, CEP 56.300-000 – Petrolina-PE)
Público alvo: Pesquisadores, professores e estudantes de vitivinicultura e enologia, bem como empresários ligados ao setor vitivinícola do Brasil e do mundo.
Línguas: Português, francês e inglês (com tradução simultânea).
Informações e inscrições: http://www.cpatsa.embrapa.br/istw , e-mail: istw@cpatsa.embrapa.br , telefone: (87) 3862-1711 (ramais 211 ou 276)

Nenhum comentário: