domingo, 30 de maio de 2010

Villa Francioni - degustações

Iona Domingos, da Villa Francioni, em São Joaquim (SC), manda-me um texto de Bebel Baeta e Sebastian Puglia sobre uma degustação dos vinhos da casa. Alias, no sábado, degustei, com muita satisfação, um cabernet da Quinta da Neve, vinificado pela Villa Francioni para o nosso colega Acari Amorim, misto de jornalista e vinhateiro, que possui vinhedos na região de São Joaquim. Bom vinho, Acari, confirmou as inforçaões que já havia recebido sobre ele. Estou guardando para mais adiante o Pinot Noir.
Vamos ao texto de Bebel e Sebastian: “O Espaço Gourmet participou recentemente de uma degustação dos vinhos da vinícola brasileira Villa Francioni, representada na ocasião pelo Diretor Técnico e Enólogo Orgalindo Bettu, em um agradável almoço no restaurante Ávila Parrilla e Wine Bar. Tivemos o prazer de conhecer dois lançamentos da bodega: Villa Francioni Michelli 2005 e Villa Francioni Colheita Tardia Sauvignon Blanc 2005.A Villa Francioni, localizada na cidade de São Joaquim (SC), possui 50 hectares de vinhedos situados a uma altitude de até 1.260 metros. São produzidas na propriedade diversas cepas como: Sauvignon Blanc, Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Sangiovese, Syrah, Petit Verdot, Pinot Noir, Merlot e Malbec. As instalações suntuosas (4,4 mil metros quadrados de área edificada) recebem turistas somente de quinta-feira a domingo com horários pré-agendados (serviço no final da matéria) e custo de R$ 30 (revertidos em créditos para compras).
Uma prova com diversos rótulos da vinícola antecedeu a degustação das novas etiquetas. Começamos com o Villa Francioni Sauvignon Blanc (2008 – 13,6%) com toques cítricos e tropicalidade dominantes no paladar. Já o Villa Francioni Chardonnay Lote II (2008 – 13%), que envelheceu durante 10 meses em barricas novas de carvalho francês, apresentou baunilha, notas defumadas e madeira no paladar.
Na seleção de roses estrelaram os rótulos: Villa Francioni Rose (2008 – 13,6%) e o Joaquim Rose (2008 – 13,4%). Um perfume floral, quase provençal, dominou a taça do ótimo Villa Francioni Rose que é engarrafado em uma simpática embalagem quadrada. Este rótulo traz as uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Sangiovese, Syrah, Petit Verdot, Pinot Noir, Merlot e Malbec. Um leve toque mineral, suave, e a ótima acidez foram os destaques do Joaquim Rose (Cabernet Sauvignon e Merlot).
O capítulo de tintos começou representado pelo Joaquim Cabernet Sauvignon e Merlot (2006 – 13,6%) que estagiou durante 10 meses em barricas de carvalho francês. Um vinho de corte bordalês com boa fruta e madeira integrada. O Villa Francioni Francesco (2005 – 13,8% / Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Syrah e Malbec), com 12 meses em barris franceses, sobressaiu-se com aromas de ameixa e chocolate, destoou apenas no excesso de taninos.
O vinho de elite Villa Francioni Tinto (2005 – 13,3% / Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Malbec) descansou durante 15 meses em barricas francesas e foi elaborado com a seleção dos melhores vinhedos da bodega, longa maceração e sem filtração. Um ótimo rótulo que demonstra a harmonia entre as uvas e notas evidentes de compota fresca.
A grande estrela da degustação o Villa Francioni Michelli (2005 – 14%), com produção limitada de apenas 2.000 garrafas, tem guarda de 15 anos e necessita decantação. A excelente etiqueta traz as cepas: Sangiovese (originária da Toscana), Cabernet Sauvignon e Merlot e um aroma evidente de chocolate com notas no paladar de amoras e torrefação. O autêntico ‘Supertoscano brasileiro’ homenageia o primeiro membro da família Francioni a desembarcar no Brasil.
Finalizamos o almoço com o Villa Francioni Colheita Tardia Sauvignon Blanc (2005 – 16,4%) que reposou em barricas francesas durante quatro anos. O doce vinho remete a suave Sauterne com ótima acidez e apresenta toques de erva doce e maçã em seu retrogosto. Segundo o enólogo Orgalindo Bettu foram utilizados cinco quilos de uvas para produzir apenas 500 ml de vinho – um rótulo de baixo rendimento e alta qualidade.”
Villa Francioni
www.villafrancioni.com.br
Rodovia SC-438 – km 70 / São Joaquim – SC.
Telefone: (49) 3233-1918.
Ávila Parrilla e Wine Barwww.restauranteavila.com.brRua Bandeira Paulista, 520 – Itaim Bibi.Telefone: (11) 3167-2147.

Nenhum comentário: