quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dal Pizzol 35 anos - qualidade e elegância

Foi magnífico o jantar que o Antonio Dal Pizzol ofereceu a alguns amigos, dia 24, no restaurante Peppo Cucina, em Porto Alegre, para marcar o lançamento do vinho 35 Anos, elaborado especialmente pelo enólogo Dirceu Scottá para marcar os 35 anos da vinícola de Faria Lemos. Estavam, lá, entre outros, o Affonso Ritter, o Mauro Corte Leal, o Clóvis Duarte, o José Luiz da Silva Garcia e outros poucos, selecionados, porque o momento era muito especial. A Laura Schirmer e a Andréia Martins, do Peppo Cucina, nos receberam muito bem e fizeram uma harmonização muito interessante para o vinho, com uma insalata terrine de caça com mix de folhas, medaglione al formaggi com fettuccine e gelato di formaggi com calda quente de goiaba. A jornalista Lucinara Masiero, assessora de imprensa da Dal Pizzol, ajudou a receber.
Foi boa comida, boa conversa e excelente vinho. O 35 Anos, cujos detalhes se verá abaixo, é um vinho com corpo e elegância, bom aroma, boa estrutura, que demonstram que é originário de boa matéria-prima: 45% cabernet sauvignon; 35% merlot; 10% cabernet franc e 10% ancellota, vinificadas em separado, 24 meses em inox e 24 meses na garrafa, sem madeira alguma. É um vinho com bom potencial de guarda, em torno dos 5/6 anos, mas pode ir mais longe, dependendo dos cuidados com ele. Foram produzidas 3.350 garrafas.
Antonio Dal Pizzol falou um pouco sobre a história da família, que chegou ao Brasil em 1878, vinda da Itália, dos primeiros plantios de uvas americanas, depois viníferas e, finalmente, da criação da vinícola, em 1975, e do 1º vinho, lançado em 1978, quando a família comemorou 100 anos no Brasil. Scottá, por sua vez, falou sobre a preparação do 35 Anos, um assemblage muito bem hamronizado.
O resultado de 35 anos de dedicação à arte de elaborar grandes vinhos já pode ser degustado pelos apreciadores da bebida dos deuses na própria vinicola, em Faria Lemos, e em algumas poucas casas especializadas. A Dal Pizzol Vinhos Finos acaba de lançar seu mais novo sabor: o Dal Pizzol 35 Anos – Safra 2005, um assemblage top, exclusivo, que pode ser encontrado apenas em lojas, delicatessens e na própria vinícola. Com produção limitada de 3.350 garrafas numeradas, o vinho é um corte de quatro variedades harmonicamente equilibradas que resultam em um único exemplar, ideal para comemorar a data.
Com rótulo personalizado, garrafa e embalagem diferenciadas, o vinho expressa toda sabedoria adquirida ao longo dessas três décadas e meia. A harmonia pode ser sentida na alquimia dos sabores com 45% de Cabernet Sauvignon, 35% de Merlot, 10% de Cabernet Franc e 10% de Ancellotta.
Apresentado em uma embalagem de madeira com seis garrafas ou em cartucho de uma unidade, o Dal Pizzol 35 Anos expressa um talento natural e cheio de experiências, sabedoria e sensibilidade. Esta trajetória permitiu à vinícola alcançar a qualidade dos vinhos que elabora, através do amor no cultivo de castas nobres, do trato cuidadoso na arte do vinho e de um atendimento personalizado a todos que se relacionam com a Dal Pizzol.
O processo de vinificação de cada varietal começou com a colheita manual em caixas plásticas de 20 quilos, seleção e desengace das uvas, seguido pela adição de leveduras selecionadas dando início à fermentação alcoólica. A partir daí, o controle de temperatura entre 25º e 30º foi determinante para dar andamento a maceração, descuba e fermentação malolática espontânea. Os vinhos permaneceram em amadurecimento em tanques de aço inox por 24 meses para depois acontecer o corte (assemblage) e seguir para o engarrafamento. Por fim, o amadurecimento na garrafa por mais 24 meses e somente após a rotulagem.
Com 13º de graduação alcoólica, o vinho apresenta coloração vermelho púrpura e reflexos rubi intenso. Com aromas finos e complexos em perfeita harmonia, mescla frutas vermelhas com especiarias (ameixas secas, mirtilo e canela). No paladar, mostra-se um vinho robusto, com bom volume de boca, corpo pleno, persistência média-longa, harmônica, amplo, com taninos maduros e elegantes.
Indicado para acompanhar pratos condimentados, carnes vermelhas e exóticas, caças, aves, massas com molho a base de carnes e queijos tipo chedar, colonial, parmesão, roquefort e grana, sugere-se degustar o Dal Pizzol 35 Anos na temperatura entre 16º e 20ºC. Para melhor apreciação de suas características, aconselha-se decantar de 30 a 90 minutos antes de servir, a fim de maximizar o bouquet.
Com uma produção anual de 250 mil garrafas (200 mil litros), a Dal Pizzol, está instalada em Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Deste total, 51% são vinhos tintos, 12% vinhos brancos, 32% espumantes e 5% suco de uva. A vinícola, possui uma ampla variedade de produtos nas marcas Dal Pizzol (58% da produção) e Do Lugar (42%).

Nenhum comentário: