domingo, 23 de maio de 2010

Como armazenar corretamente os espumantes

A enófila Adriana Grasso dá dicas de como guardar a bebida corretamente para que o sabor não seja ameaçado. O lugar ideal para armazenar o espumante é numa cave ou adega. Caso não seja possível, escolha um lugar que seja escuro, sem grandes variações de temperatura e longe de alimentos com odores marcantes.
“Não se esqueça: os grandes inimigos para a conservação do espumante são o calor e a luz”, alerta a enófila Adriana Grasso. O espumante deve ser mantido deitado, caso contrário, se a garrafa for mantida na vertical durante mais de quatro meses, a rolha pode secar e deixar escapar o gás.
Também não é aconselhável deixar o espumante na geladeira por muito tempo, além disso, é importante evitar que ele fique na porta. “A temperatura excessivamente fria e as vibrações do motor da geladeira podem deixar seu espumante choco ou alterar seu sabor e aroma”, explica Adriana.
Para não errar, prefira comprar seu espumante em lojas com grandes volumes de vendas e escolha os mais jovens. A maioria não possui safra, pois é produzida a partir de uma mistura de vinhos de diversos anos diferentes. “Uma dica é perguntar ao vendedor sobre quando eles foram engarrafados - bons negociantes sempre saberão esta informação”, complementa Adriana.

Nenhum comentário: