domingo, 23 de maio de 2010

Caravana do Dia do Vinho percorre municípios gaúchos

O Dia do Vinho, 6 de junho,que em Porto Alegre será comemorado com uma grande feira de vinho, comidas típicas, artesanato e encenações, no cais do porto, numa iniciativa da Phoenix Eventos, já começou a ser vivido intensamente na serra gaúcha. Cinco municípios da Serra Gaúcha divulgam programação integrada do Dia do Vinho. As cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Garibaldi e Monte Belo do Sul preparam um belo brinde para comemorar o Dia do Vinho. Com uma programação integrada, que ocorrerá de 28 de maio a 6 de junho, os municípios formaram a Caravana do Dia do Vinho, responsável pela divulgação do evento. Na última terça-feira, dia 11, a comitiva esteve na Casa da Cultura, em Lajeado, para apresentar as mais de 140 atividades que serão realizadas no período.Na ocasião, a Caravana esteve representada pela diretora executiva do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região da Uva e do Vinho (SHRBS), Márcia Ferronatto, pela chefe do departamento de turismo de Monte Belo do Sul, Viviane Ceriotti, pelo vice-presidente da Associação dos Vitivinicultores de Monte Belo do Sul, Antoninho Ademir Calza e pelas soberanas da Festa de Abertura da Vindima 2011 de Monte Belo do Sul, a rainha Taís Balbinot e as princesas Thaís Grafitti e Angélica Flamia.
O Dia do Vinho faz parte projeto Integrados e Integradores – Reinterpretação da concepção de evento, que é fomentado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundaparque e SHRBS Região Uva e Vinho. A organização do evento está sob a responsabilidade do Ibravin, SHRBS Região Uva e Vinho e Secretarias de Turismo dos municípios envolvidos, além de entidades parceiras. Na quinta-feira, dia 13, a divulgação ocorreu em Novo Hamburgo e na sexta, dia 14, em Santa Cruz do Sul.
Nas datas da programação, vinícolas e varejos dos cinco municípios estarão de portas abertas para comercializar vinhos a preços promocionais. Restaurantes, hotéis e parceiros também estarão oferecendo taças de vinhos de cortesia como boas-vindas aos visitantes. Dezenas de atrativos realizados nos municípios, integrados por diversos roteiros e rotas turísticas se destacam na programação. A data, que hoje consta no calendário oficial do Rio Grande do Sul, e que deverá ser oficializada nacionalmente conforme projeto em tramitação no Congresso Nacional, será brindada com grande sofisticação.
O Prêmio Vinhos do Vale, no Vale dos Vinhedos, é uma das grandes atividades paralelas ao evento, assim como o lançamento dos Concursos de Melhores Vinhos de Caxias do Sul e de Flores da Cunha. Direcionada aos turistas e também aos moradores da Região Serrana, a programação exibe cursos de degustação, jantares harmonizados, feiras de vinhos, shows e apresentações artísticas, que reforçam as atrações permanentes dos roteiros vinícolas das cinco cidades envolvidas. Jornadas e palestras técnicas sobre produção de vinho, manejo vitícola, Vinho & Saúde, Vinho & Beleza compõem a parte voltada à difusão do conhecimento científico sobre a bebida. Já os passeios ciclísticos e rally de jipes compõem o espírito esportivo do evento. O aspecto cultural também está contemplado com ações como o Concurso de Poesias, voltada para trabalhos ligados ao universo de Baco, e a exposição de rótulos antigos.
Em Bento Gonçalves, várias atividades estão programadas. A comemoração oficial acontece no dia 05 de junho, das 110h às 13h na Via del Vino, em frente à Prefeitura. Além da abertura, acontecem apresentações artístico-culturais e comercialização de vinho e suco de uva em taças na Casa do Vinho. A Prefeitura, por meio da Fundação Casa das Artes, promove o espetáculo Multi-Artístico do Vinho - Teatro de Rua , no dia 28, à noite. A coordenação das atividades locais é da Secretaria Municipal de Turismo.

Nenhum comentário: