segunda-feira, 19 de abril de 2010

Serra Gaúcha celebrará o vinho de forma integrada

O Dia do Vinho (5 de junho) será comemorado, na serra gaúcha, ao longo de duas semanas, com mais de 140 atividades em cinco municípios. É uma boa chance de beber bons vinhos e curtir uma região bonita e cheia de atrativos.
Duas semanas de celebração e muitos brindes. Em 2010, a Serra Gaúcha estará festejando de forma integrada o Dia do Vinho, que este ano acontecerá no dia 6 de junho. A programação da festa terá largada duas semanas antes, e mais de 140 atividades serão realizadas nas cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Garibaldi e Monte Belo do Sul.
Neste período os varejos e vinícolas que participam do evento estarão comercializando vinhos com preços promocionais assim como os restaurantes e hotéis parceiros estarão oferecendo taças de vinhos de cortesia como boas-vindas aos visitantes. Entre os destaques da programação constam dezenas de festividades realizadas nas cidades e nos roteiros turísticos para que todos entrem no clima de festa, marcando com muitos brindes a data que hoje consta no calendário oficial do Rio Grande do Sul, e que deverá ser oficializada nacionalmente conforme projeto em tramitação no Congresso Nacional.
“Além do grande apelo turístico, a uva e o vinho têm grande importância no desenvolvimento econômico e cultural das cidades da Serra Gaúcha. Por isso, a idéia é que todos os anos, neste período, a região vivencie e festeje esta herança em seus vários aspectos”, explica o diretor executivo do Ibravin, Carlos Paviani.
Tanto a população da Serra como os visitantes poderão desfrutar de cursos de degustação, jantares harmonizados, feiras de vinhos, shows e apresentações artísticas que irão reforçar as atrações permanentes dos roteiros vinícolas das cinco cidades envolvidas. Jornadas e palestras técnicas sobre produção de vinho, manejo vitícola, Vinho & Saúde, Vinho & Beleza compõem a parte voltada à difusão do conhecimento científico sobre a bebida. Já os passeios ciclísticos e rally de jipes compõem o espírito esportivo do evento. O aspecto cultural também está contemplado com ações como o Concurso de Poesias, voltada para trabalhos ligados ao universo de Baco, e a exposição de rótulos antigos.
Neste período também acontece o Prêmio Vinhos do Vale, no Vale dos Vinhedos, e serão lançados os Concursos de Melhores Vinhos de Caxias do Sul e de Flores da Cunha. As crianças, por sua vez, poderão entrar na competição com o concurso de rótulos de suco de Uva e os nostálgicos poderão participar do encontro ou da exposição de carros antigos além do campeonato de bisca.
“Será uma grande festa. Tanto para a comunidade quanto para o turista está à disposição um vasto cardápio de atrações que atendem diferentes perfis. Não dá para ficar de fora desta celebração”, comenta a diretora executiva do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região da Uva e do Vinho (SHRBS), Márcia Ferronatto.
A programação completa do evento poderá ser acessada no site www.diadovinho.com.br. Quatro agências da Serra criaram pacotes com roteiros específicos para o período e os hotéis parceiros estarão operando com pacotes promocionais.
O Dia do Vinho é resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundaparque e SHRBS Região Uva e Vinho. E a organização do evento está sob a responsabilidade do Ibravin, SHRBS Região Uva e Vinho e Secretarias de Turismo dos municípios envolvidos, além de entidades parceiras.
A programação de Bento Gonçalves já está sendo formada, e a secretária Municipal de Turismo de Bento Gonçalves, Ivane Fávero, adianta que haverá muitas atrações. Então, suba a serra gaúcha entre os dias 28 de maio e 6 de junho.
Confira alguns dos destaques :
- Brindes cortesias em restaurantes
- Cursos de Degustação
- Jantares harmonizados
- Feiras e festivais de vinhos
- Passaporte do Vinho
- Eventos técnicos
- Concurso de Poesia
- Concurso infantil de rótulos de suco de uva
-Exposição de rótulos antigos
- Passeios ciclísticos nos roteiros turísticos
- Pacotes de hospedagem e de turismo
-Jogos, shows, rallys e muita diversão.
Mais informações: a programação completa pode ser acessada no site www.diadovinho.com.br
Agências parceiras:
Arte Turismo – Caxias do Sul, (54) 3028.3418
Giordani Turismo – Bento Gonçalves, (54) 3455.2788
Vale das Vinhas – Bento Gonçalves, (54) 3451.4216
Vale Verde Turismo – Bento Gonçalves, (54) 3451.4755
Informações - Ibravin – SEMTUR. Mias dicas com Gisele Garcia de Oliveira - Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Bento Gonçalves - E-mail: imprensa@bentogoncalves.rs.gov.br - Telefone: 54.3055.7160 - Site Oficial: www.bentogoncalves.rs.gov.br

Nenhum comentário: