quinta-feira, 1 de abril de 2010

Revista Brasileira de Viticultura e Enologia

Pesquisadores nas áreas vitícola, enológica ou de gestão vitivinícola têm até o dia 9 de abril para inscrever seus trabalhos para publicação na segunda edição da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia (RBVE). Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail revista@enologia.org.br. A publicação, editada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), tem o papel de preencher uma lacuna de formação e informação destinada aos profissionais da cadeia produtiva da uva e do vinho. Com periodicidade anual, a revista apresenta, além de artigos e notas científicas, artigos de revisão bibliográfica críticos ("critical reviews").
Os mil exemplares serão distribuídos gratuitamente aos associados da ABE, bibliotecas de cursos relacionados à área (Tecnologia em Viticultura e Enologia, Agronomia, Engenharia de Alimentos, etc.) e entidades do setor vitivinícola. Conforme o presidente da ABE, Christian Bernardi, a urgência na geração e divulgação de informações de pesquisa nas áreas da viticultura e enologia tornam o projeto ainda mais essencial. “Os profissionais que atuam no setor, especialmente nós, enólogos, precisamos ser alimentados de conceitos técnicos baseados em uma realidade local. Esta manutenção nos garante o crescimento qualitativo dos produtos vitivinícolas nacionais”, garante o enólogo.
Os trabalhos inscritos devem ser inéditos. Antes da publicação os estudos passarão pela análise de um Comitê Editorial que avaliará aspectos como clareza, objetividade, fundamentação teórica, metodologia, originalidade, entre outros. As normas estão disponíveis no site da ABE (www.enologia.org.br).

Nenhum comentário: