segunda-feira, 19 de abril de 2010

Notícias sobre novos vinhos

Conversei com o Antoninho Czarnobay, o enólogo mais premiado do Brasil, que se prepara para apresentar seus vinhos próprios. Ele trabalhou 33 anos como enólogo da Aurora e foi saido no ano passado porque a empresa “queria rejuvenescer”.
No estande da Pasp – Pan American Specialty Products – encontrei o Nathan J. Churchill, que me foi apresentado pela Silvia Mascella Rosa, e nos brindeu com uma prova do novo espumante que vai apresentar ao mercado antes do fim do ano. Numa degustação rápida, deu para sentir que é muito bom, boa acidez e borbulhas persistentes.
Já a enóloga Gabriela Pötter, da Guatambu, lá de Dom Pedrito, terra do Dias Lopes e do cantor Cigano, não cabia em si de contente porque o cabernet Rastros, de sua autoria, foi selecionado entre os 21 vinhos que o Ibravin levará à Expovinis para harmonizar com pratos especiais. No início, foram apresentadas mais de 200 amostras, destas, tiradas 93 e, finalmente, os 21 vinhos que serão harmonizados. Ela antecipou que a Guatambu também vai apresentar um espumante até o final do ano.
Ainda o seminário
Só para concluir a informação sobre o seminário organizado pelo Ibravin na Vinotech, a primeira palestra foi sobre a importância do design, da qualidade e da cor na garrafa de espumante, como Dênis Babler, projetista da Saint Gobain Embalagens. Depois, Andréa Gentilini Milan, do Ibravin, falou sobre a experiência na promoção do espumante no mercado mundial; e, antes de nós, Domingos Meirelles, diretor do Exponor, sobre o mercado internacional de espumantes. Fomos recepcionado por Osmar Bottega, diretor-executivo da Vinotech/Envase Brasil, e por Vicente Puerta, presidente da Brasil Alimenta-Vinotech.
Você pode ler o texto da Silvia sobre nosso encontro em Bento Gonçalves no Blog Vinho Verde Amarelo: http://vinhoverdeamarelo.blogspot.com

Um comentário:

Silvia Mascella Rosa disse...

Querido Ucha, agradeço suas palavras e mais ainda sua gentil e sábia companhia durante nosso dia em Bento.
Há muito a fazer pelo vinho brasileiro. Controlar preços, fiscalizar produtos 'denorex', melhorar a produção em vários níveis e locais, combater o preconceito e comunicar tudo isso mais e melhor.
Que cada um faça sua parte, para podermos sempre brindar! Grande abraço,
Sílvia