quarta-feira, 14 de abril de 2010

Ibravin prepara participação histórica na Expovinis Brasil 2010

Já escrevi aqui sobre a próxima participação do Ibravin na Expovinis, em São Paulo (também estarei lá), mas volto ao assunto porque é muito importante para o setor vitivinicola brasileiro. O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) fará uma participação histórica na Expovinis 2010, que acontece de 27 a 29 de abril no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo. Assim como na edição do ano passado, o maior estande da principal feira de vinhos da América Latina será dos Vinhos do Brasil, com área de 676 m² – quase o dobro do que o de 2009 – reservado pelo Ibravin para uma participação coletiva de 44 vinícolas verde-amarelas. O diferencial é que, pela primeira vez, as três principais regiões produtoras de vinhos do País, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Vale do São Francisco (que congrega os estados da Bahia e de Pernambuco), estarão reunidas em um só local. “Mais do que nunca, este será o ano dos vinhos brasileiros na Expovinis”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Júlio Fante. No ano passado, a presença dos Vinhos do Brasil já foi marcante, com estande de 352m² e participação de 25 vinícolas, mais do que o dobro de 2008, que teve 11 empresas presentes na Expovinis. “O sucesso dos Vinhos do Brasil na Expovinis do ano passado motivou outras empresas a estarem presentes na feira”, destaca Fante. Para o gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, “a participação coletiva é uma demonstração de força dos vinhos brasileiros e uma prova da organização crescente do setor, em busca constante por mais qualificação e espaço crescente no disputado mercado nacional”. Onze (11) empresas farão a sua estreia na Expovinis (Mioranza, Galiotto, Dom Cândido, Dom Bonifácio, Gran Legado, Vinícola Aliprandini, Vinícola Antonio Dias, Don Giovanni, Don Laurindo, Guatambú e Campos de Cima). “São empresas que estão buscando oportunidades em eventos importantes e de repercussão internacional”, observa Bertolini, acrescentando que “o apoio do Ibravin é fundamental para viabilizar a presença destas vinícolas no Expovinis”.Programação diferenciadaNo mezanino do megaestande, com espaço de 36m², serão realizadas palestras em parceria com o Senac/SP, que também ficará responsável por oito workshops harmonizados com vinhos brasileiros das empresas participantes da feira. O palco da Expovinis servirá para o lançamento do projeto “Para saber o sabor dos Vinhos do Brasil”, que nos meses de maio e junho será promovido em mais seis cidades gaúchas, realizando degustações harmonizadas com vinhos brasileiros, em parceria com a Escola de Gastronomia UCS/ICIF e FSI-Brasil (Federação dos Sommeliers Internacionais do Brasil). As degustações harmonizadas serão ministradas por Jefferson Sanciento Nunes, presidente da FSI Brasil, com cardápios assinados por Mauro Cigolani, nos dias 27 (às 19h), 28 (às 15h), e 29 (às 19h), nas salas de degustações da Expovinis. Mais informações no site www.ibravin.org.br.
Empresas participantes no estande Vinhos do Brasil:Vinícolas do Rio Grande do Sul – Serra Gaúcha: Aurora, Cave Geisse, Perini, Garibaldi, Mioranza, Battistello, Galiotto, Dom Cândido, Viapiana, Courmayeur, Dom Bonifácio, Vinhos Monte Reale, Casa Pedrucci, Boscato, Gran Legado, Valmarino, Dal Pizzol, Panizzon, Irmãos Molon, Vinícola Aliprandini, Góes & Venturini, Vinícola Antonio Dias, Domno do Brasil, Don Giovanni, Don Laurindo, Milantino, Don Guerino e Sozo.
Vinícolas da Campanha do RS – Peruzzo, Campos de Cima, Guatambú, e Cordilheira de Sant’ana.
Vinícolas do Vale do São Francisco (Petrolina) – Garziera, Rio Sol e Botticelli.
Vinícolas de Santa Catarina – Pericó, Quinta da Neve, Quinta Santa Maria, Sanjo, Santa Augusta, Santo Emílio, Suzin, Villaggio Grando e Kranz.

Nenhum comentário: