quinta-feira, 1 de abril de 2010

Além de requinte, carne de cordeiro

Uma nova opção em gastronomia será inaugurada, dia 7, no coração do Bom Fim, em Porto Alegre, num casarão histórico localizado na Av. Osvaldo Aranha, esquina Santo Antônio, em frente ao Parque da Redenção. O restaurante Boris abrirá as portas a partir do dia 7 de abril e, para deleite do público ávido por qualidade e requinte o Boris oferece um cardápio pra lá de diferenciado, nos moldes da cozinha mediterrânea, acrescida de detalhes e ingredientes do oriente médio, inclusive, carne de cordeiro. A cozinha comandada pelo chef Pépe Laytano promete surpreender pelos detalhes e sabores, aliados ao preço acessível que a casa propõe. Laytano tem larga atuação em renomados restaurantes do mundo todo e suas especialidades estão na cozinha mediterrânea, de onde vem a base de seus pratos. Também é um expert no preparo de massas, já que vem de uma típica família italiana.
Tudo começou quando Luciane Seligman, proprietária do Muffuletta - bar e café, e Pépe se encontraram ao acaso numa viagem a uma vinícola uruguaia. Ela comentou que tinha a intenção de abrir um restaurante diferenciado na cidade, onde a comida judaica estivesse presente. Pépe imediatamente se encantou com a possibilidade e quis integrar o projeto: “minha cozinha é totalmente de raiz mediterrânea e os itens judaicos - as frutas secas, pães, peixes defumados, cordeiros – combinam perfeitamente com a proposta, pois a cozinha do Mediterrâneo já tem uma etnologia do oriente médio e as culturas bastante parecidas. É isso que eu quero, trazer essa comida pro Boris!”
Vinte e cinco mesas acomodarão um público de até cem pessoas num ambiente aconchegante e descolado onde a decoração, os figurinos da equipe e do chef e a fachada do restaurante foram harmoniosamente concebidos. A casa estará aberta desde a manhã até a noite, ou seja, o público poderá desfrutar de um almoço especial com deliciosos pratos feitos diversificados, ou ainda um happy hour seguido de jantar a la carte. Para o jantar, Pépe Laytano adianta: “a idéia é oferecer um cardápio de massas com muita particularidade, frutos do mar preparados em sua mais nobre forma, cordeiro, carnes e antepastos”.
A carta de bebidas está sendo pensada para acompanhar o requinte dos pratos. São vinhos italianos, franceses, chilenos e sul africanos e algumas cervejas diferenciadas. Drinques especiais e sucos frescos também poderão acompanhar o cardápio.
O Restaurante Boris abre as portas pra fazer a diferença e honrar uma tradição de qualidade no bairro Bom Fim. A ambientação de Andréa Seligman valorizou ainda mais o belo casarão de 1918. A idéia é manter a arquitetura original tanto no interior quanto na fachada. O toque de modernidade fica nas paredes externas, que serão usadas como uma galeria de arte de rua. As primeiras pinturas já dão uma amostra da qualidade da galeria, que terá curadoria de Lucas Ribeiro e Ana Ferraz, da Fita Tape. Entre as atividades culturais estão ainda as terças-feiras com jazz, sempre com bons músicos da cidade. A casa também terá lançamentos de filmes e eventos culturais em geral.
E para que o público se sinta ainda mais à vontade, tanto o chef quanto a proprietária atenderão os clientes no salão, uma marca registrada de ambos.
O nome Boris é uma homenagem ao avô de Luti Seligman, o Dr. Boris, como era conhecido entre os amigos e colegas da Secretaria de Educação, onde trabalhou boa parte de sua vida. Nascido em 1905, na Moldávia, Boris era filho de judeus russos que imigraram para o Brasil. Formado em Direito, dedicou-se à educação, uma paixão. Sua neta, Luciane Seligman, é empreendedora como o avô. Desde 2003 mantém um dos mais charmosos bar-café da cidade: o Muffuletta, na Rua da República.
Pepe Laytano vem de uma típica família italiana e desde muito cedo acompanhou o trabalho dos pais e tios, donos de restaurantes em Porto Alegre. Curioso e admirador da arte culinária, se especializou em arte mediterrânea de cozinha, sempre com ricos detalhes da comida brasileira, japonesa, tailandesa e vietnamita. Morou no exterior por longos anos, época em que esteve como chef de importantes restaurantes, como o Ribot Ristorante, o Ristorante marechiaro e Oberwirt hotel, na Itália. No Brasil esteve à frente da cozinhas do Renaissance São Paulo Hotel, da Rede Marriot de Hotéis, para quem desenvolveu um extenso trabalho assessorando os restaurantes da rede em Lima, Buenos Aires, Frankfurt, Nova York, Costa do Sauípe e Porto Rico. Durante três anos comandou a cozinha do Riversides.
Em sua carreira recebeu os títulos de Melhor Cozinha Mediterrânea, em Búzios, prêmio oferecido pela Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro; conquistou o segundo lugar no concurso Bongustaio, em 1992 em Torino, na Itália; foi indicado como Chef Revelação da Revista Veja - 2008, em Porto Alegre. Entre seus cursos estão o de Cozinha Mediterrânea da Itália, Espanha e Portugal; Padrão e cortes de carnes; Padrão de ala carte; Sopas e consomes e preparação de peixes e frutos do mar.
Pépe Laytano cursou história na PUC RS e, como historiador, desenvolveu banquetes históricos antigos na Itália, em São Paulo e Porto Alegre. Idealizou, ao lado de Francisco Marshall, os Banquetes Culturais, que hoje já são tradição em Porto Alegre no Studio Clio - Instituto de Artes e Humanismo. É membro da ABAGA - Associação Brasileira de Alta Gastronomia desde 2006.

Nenhum comentário: