quarta-feira, 24 de março de 2010

Vinícolas brasileiras realizam degustação e jantar na Holanda

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Embaixada do Brasil nos Países Baixos realizam, nesta quarta-feira (24), uma degustação de vinhos brasileiros seguida de jantar na Churrascaria Rodízio, em Haia, na Holanda. O evento conta com o apoio do Projeto Setorial Wines From Brazil (WFB), realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Entre os 120 convidados para experimentarem os vinhos brasileiros estarão jornalistas, importadores e sommeliers holandeses. Eles terão a oportunidade de degustar os melhores vinhos e espumantes de nove vinícolas verde-amarelas – Aurora, Campos de Cima, Casa Valduga, Irmãos Basso, Lidio Carraro, Piagentini, Pizzato, Salton e Vinibrasil – todas presentes na ProWein 2010, em Düsseldorf, na Alemanha, que começou domingo (21) e encerrou hoje (23). No ano passado, uma degustação de vinhos de oito empresas foi feita na residência do embaixador brasileiro nos Países Baixos, José Artur Denot Medeiros. “A Holanda possui características bem peculiares de consumo, é um país aberto a novos produtos”, avalia a gerente de Promoção Comercial do WFB, Andreia Gentilini Milan. “Os consumidores gostam de vinhos alegres, modernos e frutados, como os brasileiros”, comenta Andreia.
Segundo ela, Valduga, Miolo, Aurora, Salton e Vinibrasil já exportam para o país dos moinhos. A Miolo, por exemplo, comercializa seus produtos para uma importante rede de supermercados, a Albert Heijn, rede responsável por 30% das compras de vinhos nos Países Baixos.De fato, o mercado de vinhos holandês é bastante aberto e há possibilidades para vinhos de todos os países. Ao contrário dos outros setores de bebidas alcoólicas, o mercado de vinhos não é dominado por marcas. No total, há mais de 30 mil diferentes vinhos disponíveis. “O mercado de vinhos é o único das bebidas alcoólicas que está crescendo nos Países Baixos”, comemora a gerente de Promoção Comercial do WFB.

Nenhum comentário: