quarta-feira, 24 de março de 2010

Vinícola Irmãos Basso tem Pinot Noir

A Vinícola Irmãos Basso, de Farroupilha, foi uma das que participaram da ProWein 2010, uma das principais feiras para a indústria internacional de vinhos, entre os dias 21 e 23 de março, em Düsseldorf, na Alemanha, em sua 17ª edição. O objetivo foi buscar a entrada no mercado externo pelo país que é o o maior importador mundial de vinhos e o quarto destino das exportações brasileiras de vinhos e espumantes, atrás apenas de Rússia, Estados Unidos e China, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
A supervisora de exportação da vinícola, Maria Angélica Rech, comenta sobre a investida no mercado externo. “Nossa expectativa é pela efetivação das primeiras vendas”, projeta, ressaltando que a vinícola já possui importadora no país germânico. A parceria foi firmada após a estreia em feiras internacionais, em outubro do ano passado, quando a vinícola participou da Anuga, também na Alemanha, dando início ao trabalho para acessar o mercado externo.
Essa alçada internacional se dá junto do Projeto Wines From Brazil - desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) - , responsável pelo estande brasileiro na ProWein. No espaço da Irmãos Basso estiveram os produtos Monte Paschoal, com destaque para o Pinot Noir, que integrou as degustações promovidas pelo projeto. Dentre os tintos importados pela Alemanha, essa é a variedade mais vendida. Outros produtos da Irmãos Bassso apreciados foram os vinhos Cabernet Sauvignon e Merlot, espumantes moscatel e demi-sec e, ainda, o vinho moscato frisante, que tem versões branco e rosé.
Uma coisa me chamou a atenção: a coragem dos Irmãos Basso de levar um Pinot Noir para a Europa. Este, pelo que sei, é um dos vinhos mais difíceis de elaborar. E os brasileiros, também pelo que sei, não tem tido muita sorte com seus Pinot Noir, a não ser, como diz o enólogo Tarcis Cappelletti, o jornalista gaúcho Acari Amorim com seu Pinot Noir Quinta da Neve, em São Joaquim. Fiquei tão curioso que vou até comprar um Pinot Noir da Irmãos Basso para dirimir dúvidas.

Nenhum comentário: