domingo, 28 de março de 2010

Remate de ovinos em Santana de Boa Vista

O sucesso alcançado com o primeiro leilão de ovelhas da Associação de Ovinos e Caprinos de Santana da Boa Vista (Acroc), em dezembro do ano passado, está servindo de incentivo para uma nova edição do evento. Em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana de Boa Vista e Sindicato Rural de Santana do Boa Vista, o Remate de Páscoa está marcado para o próximo dia 29 de março, às 15h, no Parque Sadi Dorneles, km 200 da BR-392.
No primeiro leilão foram comercializados 600 animais, 100% da cota negociada. Na próxima edição, a expectativa foi ampliada para mil animais, gerando renda em torno de R$ 100 mil. Criada durante o período em que a crise econômica mundial chegava ao ápice, a Acroc é integrante do projeto Desenvolver a Ovinocultura, iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS).
Conforme o gestor do projeto Desenvolver a Ovinocultura, Juliano Wiener Bolzoni, a iniciativa do remate nasceu para suprir um dos gargalos enfrentados pelo grupo. “Nos primeiros contatos com os produtores do grupo, e levantamento do plano de trabalho, surgiram como principais demandas, ações de acesso a mercado. E através de uma aproximação com os escritórios de remates, conseguimos viabilizar a realização de um remate”, explica o gestor. Bolzoni destaca, ainda, que “os produtores estão fazendo capacitações técnicas, visando a maior produtividade e a qualificação do produto a ser ofertado ao mercado”.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e integrante do grupo, Derli Oliveira de Melo, é criador de ovinos há dez anos. Ele conta que “o mercado para a comercialização de ovinos teve um avanço muito grande, “Mas quando o grupo foi criado não tínhamos para quem vender, e o preço caiu”, recorda. Segundo ele, com a articulação conjunta e o auxílio do Sebrae/RS foi possível a realização do primeiro remate, por exemplo, e contatos com os organizadores de feiras. “Os compradores em potencial vem da região de Rio Grande, onde a compra de animais destina-se ao acabamento e ao abate e, em alguns casos, são vendidas matrizes para reprodução”, explica Melo.
Entre os projetos para 2010 destaca-se o cultivo de plantas forrageiras para a pastagem de inverno. Os produtores fizeram capacitação com o Sebrae e em abril irão participar de uma oficina sobre o tema com agrônomos, que farão, posteriormente, acompanhamento do plantio.
Informações do Sebrae nos telefones (51) 3216-5165, 3216-5182 ou 9955-8192. Central de Relacionamento Sebrae - 0800-570-0800 - Sebrae Campanha e Fronteira Oeste - (55) 3242.4183 - 3241.1789

Nenhum comentário: