terça-feira, 23 de março de 2010

Pão e vinho em Porto Alegre

Harmonizar é uma arte, é o encontro do equilíbrio de sabores e sensações. Na quarta-feira, dia 17 de março, teve cardápio diferente no Bread & Wine com duas duplas em perfeita harmonia. A alegre Chicken Fabi Salad casou bem com um vinho que surpreende em todos os sentidos: Laurentia Montepulciano, produzido na Barra do Ribeiro. (Noite destas, jantei com o produtor, médico Gilberto Schwartsmann, e ele falou maravilhas do seu Montepulciano. Se eu não estivesse viajando para São Bento do Sul, lá no norte de Santa Catarina, onde vou comi um eisnbein na Alpenbier, acompanhado por um assemblage Villa Francioni, eu teria ido na Barbarella Bakery provar o novo vinho de Barra do Ribeiro). E a empada de galinha da Barbarella ganhou companhia balanceada com um bom Tannat Roble Ysern que vem direto do uruguai (outro vinho bom que eu já provei, este do meu amigo Javier Carrau). Os pratos e vinhos do Bread&Wine são oferecidos com 25% de desconto.
Chicken Fabi Salad e Laurentia Montepulciano
Esta salada é uma mescla de folhas frescas de alface americana, croutons, parmesão e frango desfiado. Frequentadora da Barbarella desde sempre, Fabíola Carlin, a Fabi, segue uma linha de paladar mais light e não se agrada com os temperos fortes. Fabi pediu para fazer uma salada mais leve e que tivesse frango entre outros ingredientes. Pedido de amiga é ordem, e da criatividade e conhecimento da proprietária Ana Zita Fernandes, nasceu a Chicken Fabi Salad. O sabor é ao mesmo tempo delicado e marcante tanto pelo crouton de pain au levain com manteiga, quanto pelo frango levemente temperado, base de alface americana fresca e crocante salpicada pelo parmesão argentino. Com a companhia de um pãozinho francês quentinho é uma refeição completa, sab orosa e ao mesmo tempo tenra. Uma grande salada para uma grande amiga. Experimente!
No caminho inverso das vinícolas gaúchas, em sua grande maioria localizadas na serra, o médico Gilberto Schwartsmann, com muita pesquisa e determinação, escolheu uma microrregião em Barra do Ribeiro para cultivar a uva Montepulciano, variedade italiana típica do Abruzzo. O ineditismo da proposta desperta a curiosidade pelo Montepulciano Laurentia que apresenta o caráter frutado da uva com notas de ameixa no paladar e leves toques de baunilha, que ajudam a compor o final macio com taninos bem polimerizados e adocicados.
Empada de Frango com Catupiry Tannat Roble Ysern
A crocância da massa aliada ao perfume de seus temperos e cremosidade do queijo catupiry sobre os nacos de galinha desfiada fazem da empada da Barbarella uma tentação implacável. Simples e perfeita, ela tem o gosto de temepro da vovó e desperta a atenção de fãs de peso como a chef Carla Pernambuco que se declara seduzida pela encantadora simplicidade da empada. Para harmonizar em igualdade de condições, uma boa opção é o vinho Tannat Roble Ysern. A uva Tannat é típica do sudoeste da França e tornou-se a emblemática do Uruguai pois se adaptou muito bem ao clima e cultura do nosso vizinho. Após a constatação científica de que ela pode possuir até cinco vezes mais a quantidade de antioxidantes do que as outras variedades, os tannats uruguaios e brasileiros quas e desapareceram. Os clientes procuravam incessantemente pelo "vinho da longevidade". Trata-se de uma cepa com a qual se elabora vinhos robustos, corpulentos e de sabor intenso. na Barbarella, o Tannat Roble Ysern é oferecido em meia garrafa, que junto com uma empada completou uma refeição de prazer na melhor companhia.
Bread & Wine é celebração, simbolizada pela comunhão do pão e do vinho, todas as quartas-feiras! O projeto foi criado em 2009 para colocar o vinho no cotidiano das pessoas, sem rituais, sem hora marcada, sem protocolo. A companhia perfeita só poderia ser o pão, alimento básico, fudamental, direto em seu templo em Porto Alegre: a Barbarella Bakery. Vá em grupo, vá sozinho, junte-se a turma! Permita-se este prazer! Toda quarta-feira, é dia de Bread & Wine!Barbarella Bakery - Rua Dinarte Ribeiro, 56 - Moinhos de Vento - POA - RS - Tel.:(51) 3346 7164 - www.barbarellabakery.com.br

Nenhum comentário: