sábado, 13 de março de 2010

Gamay 2010 com assinatura de Henry Marionnet

A Miolo Wine Group (MWG) renovou a parceria acertada em 2009 e lançou o Gamay 2010 com a assinatura de Henry Marionnet, considerado pela crítica internacional o papa do gamay. O produto chega ao mercado no final de março.
O Gamay é o primeiro vinho fino da safra. Tem características muito especiais, pouco conhecidas no Brasil. A Miolo consolidou-se na América do Sul como uma das únicas vinícolas que elabora o Gamay com o conceito de “beaujolais nouveau” francês. “O Gamay da Miolo é produzido com o mesmo processo utilizado para elaborar os melhores vinhos da variedade na França”, afirma o diretor técnico da MWG, Adriano Miolo.
Com as orientações de Marionnet, o Gamay da Miolo ficou mais frutado e leve ao paladar e passou a ser elaborado com as uvas da Campanha (RS), através do processo de maceração carbônica. A temperatura ideal para seu consumo é de 10ºC a 12ºC. É, portanto, um tinto que deve ser bebido gelado. “Gamay é uma bebida de verão, aromática e alegre, ideal para ser degustada na praia, na piscina, em tantas localidades brasileiras caracterizadas pelo calor”, diz Adriano. Neste ano, Jean-Sebastien Marionnet, filho de Henry, veio para o Brasil especialmente para participar da elaboração do vinho.
O produto terá um novo rótulo conceituado e projetado pela Zorzo Design Estratégico, que convidou Ana Maldonado, de Porto Alegre, para desenhar um personagem lúdico com cores intensas e traços gestuais marcantes para reportar ao imaginário das pessoas.
A safra 2009, já com as orientações do enólogo francês, teve um crescimento de 41% nas vendas, totalizando 76,8 mil garrafas. “Para 2010, a expectativa é chegar a 108 mil garrafas”, informa o diretor comercial da MWG, Márcio Bonilha.
A relação entre Miolo e Marionnet envolve um intercâmbio comercial. O Gamay 2010 será distribuído pelo francês na Europa e o Gamay Oubliet, um top francês de Marionnet, vendido pela Miolo no país.
Marionnet é considerado pelo crítico Robert Parker um dos melhores viticultores da França. É proprietário da Domaine de La Charmoise, situada na parte oriental de Touraine, a 30 km de Blois, no Vale do Loire. É o mais conceituado produtor de gamay na França.
A questão do Lambrusco.
O Adriano Miolo recebe este Blog. Não sei se o lê. Em caso positivo, poderia me responder sobre a história do Lambrusco. Quem me disse que está havendo aumento das vendas de Lambrusco – e, por isso, a Almadén vai lançar vários vinhos frisantes – foi ele, lá no leilão de ovinos texel do seu Darci Miolo, na Fazenda do Seival, em Candiota.
Os demais leitores, se tiverem informações sobre o Lambrusco, podem entrar no assunto.

Nenhum comentário: