segunda-feira, 8 de março de 2010

Além de saboroso, o vinho pode ser um ótimo remédio

A enófila Adriana Grasso explica como a bebida vem sendo utilizada medicinalmente e dá dicas de como o consumo pode fazer bem à saúde. Não é de hoje que o consumo de vinho é relacionado aos benefícios de quem o utiliza. Papiros do Egito Antigo datados de cerca de 2200 a.C. já traziam receitas baseadas em vinhos. Hipócrates, tido como um dos pais da Medicina, acreditava que cada tipo de vinho tinha uma função medicinal diferente, podendo ser utilizado até como desinfetante!
A enófila Adriana Grasso, considerada uma das maiores especialistas em Vinhos Italianos do Brasil e membro da Accademia Italiana della Cucina, explica que o uso medicinal do vinho continuou por toda a Idade Média e foi amplamente divulgado por monastérios, hospitais e universidades. “Em 1865, Louis Pasteur, o grande cientista francês, empregou o vinho em diversas experiências, declarando que o vinho é a mais higiênica e saudável das bebidas”.
A razão pela qual o vinho desperta tanto interesse é que, além de conter álcool em sua composição, contém diversas substâncias antioxidantes. Entre elas está o Resveratrol, um antioxidante natural presente nos vinhos tinto e branco que, em laboratório, tem mostrado efeitos protetores contra o câncer. Estudos associam o vinho a possíveis efeitos benéficos para evitar doenças coronarianas, respiratórias, cerebrais, digestivas e urinárias, além de anemia, diabetes e problemas nos ossos e na visão.
Para tirar todo o proveito das benesses do vinho, a enófila nos ensina que o melhor é ingeri-lo junto às refeições. “Sempre que se toma o vinho com a comida, se diminui a absorção do álcool pelo organismo. Outras substâncias existentes em sua composição e que fazem bem à saúde são absorvidas normalmente”. Adriana ainda ressalta que um homem pode consumir até 250 ml de vinho sem problemas e que o recomendado para as mulheres são 125 ml diários.
Além da quantidade recomendada, a regularidade também é importante para obter os efeitos benéficos que o vinho proporciona. “Quem exagera nos finais de semana e poupam nos outros dias pode sofrer todos os malefícios da ingestão exagerada e aguda do vinho sem ganho algum para a saúde”, explica Adriana. O consumo moderado de vinho pode ser o caminho para prevenir uma série de doenças. E, além de tudo, o vinho é uma bebida agradável e prazerosa...

Nenhum comentário: