sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Vinícola gaúcha será escolhida para vender aos poloneses

Os poloneses Marek Kondrat e Piotr Pabianski, proprietários da empresa Winarium, anunciaram, nesta quinta-feira (18), durante seminário no Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), em Bento Gonçalves, que escolherão uma vinícola gaúcha para abastecer a sua rede de 10 lojas na Polônia. “Pela qualidade e diversidade existente, será difícil escolher só uma empresa, mas é assim que costumamos trabalhar com novos países”, anunciou Marek Kondrat, que também é um dos atores mais conhecidos da Polônia. Ele disse que usou o mesmo critério com a Argentina, que agora já conta com três marcas diferentes à venda na Winarium.
Um dos principais critérios de seleção da vinícola gaúcha que será eleita pelos poloneses como primeira cliente da Winarium no Brasil é a variedade de produtos. “Queremos uma empresa que possa oferecer vinhos de todas as faixas de preço”, revelou. Kondrat disse que aposta muito no crescimento do mercado polonês de vinho. “Esperamos que o consumo per capita cresça de 5 a 15% por ano”, observou. Para atender esta demanda crescente por vinhos, os poloneses planejam dobrar o número de lojas da rede Winarium este ano – abrindo 10 novas filiais. A empresa vende cerca de 30 mil garrafas de vinhos finos por mês, sendo 80% deles vendidos entre 8 e 12 euros a garrafa.
Também presente no painel, o jornalista especializado em vinhos, Marek Bienzyk, disse que está impressionado com a qualidade dos vinhos brasileiros. “Sem dúvida há um grande potencial para os vinhos do Brasil na Polônia”, comentou. Ele é um dos mais importantes jornalistas europeus especializados em vinhos, com colunas em veículos como Polish Wine Guide, Forbes, Magazyn Wino, Logo e Tygodnik Powszechny.
Nos dois últimos anos, a Polônia comprou US$ 111,4 mil de seis vinícolas brasileiras. Pelo seu potencial, a Polônia é um dos oito mercados-alvo dos vinhos brasileiros este ano e no próximo. A vinda da comitiva polonesa foi promovida pelo Projeto Wines From Brazil, realizado em parceria pelo Ibravin e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e faz parte da estratégia de promoção dos produtos verde-amarelos neste país. A gerente de Promoção Comercial do Wines From Brazil, Andreia Gentilini Milan, comentou que a Polônia tem tido um crescimento grande no consumo de vinhos, estando bastante aberta a produtos importados. “O consumo de vinho na Polônia está aumentando e a expectativa é que o vinho tome cada vez mais o mercado da cerveja e da vodka”, disse ela. Na quarta-feira (17), os poloneses participaram de uma rodada de negócios na sede do Ibravin, em Bento Gonçalves, com seis vinícolas (Dom Cândido, Panceri, Piagentini, Pizzato, Casa Motter e Boscato). À noite, as seis empresas ofereceram um jantar harmonizado com vinhos e espumantes no Restaurante Primo Camillo, em Garibaldi. Na manhã desta quinta-feira (18), eles visitaram a Aurora. Hoje (18) à noite, a Lidio Carraro ofereceu um jantar no Vale dos Vinhedos harmonizado com os seus vinhos e espumantes. Nesta sexta-feira (19), os poloneses conhecerão a Casa Valduga, a Miolo e a Salton, além da Embrapa Uva e Vinho e da Aprovale (Associação dos dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos). Na despedida, no sábado, eles participaram da Festa da Colheita, no Hotel & Spa do Vinho Caudalie, e deram um passeio de Maria Fumaça, de Carlos Barbosa a Bento Gonçalves.

Nenhum comentário: