segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Vinho frisante dos Irmãos Basso

Frisantes Monte Paschoal Branco e Rosé resultam de processo diferenciado de elaboração
A Vinícola Irmãos Basso, de Farroupilha, é a primeira do município a comercializar vinhos frisantes. O Monte Paschoal Frisante, que está disponível nas versões branco e rosé, resulta de um processo diferenciado de elaboração para esse tipo de produto, a partir de fermentação única em autoclaves (método charmat) de uvas moscatéis. A fermentação única, com controle de temperatura, conforme explica o enólogo Magnos Basso, preserva os aromas das uvas moscato - variedade em que o município de Farroupilha é o principal produtor – conferindo maior frescor ao produto.
Os dois produtos apresentam leve desprendimento de borbulhas e baixo teor alcoólico (7% vol). “São bebidas leves, adocicadas, que remetem à jovialidade e à descontração, ideais para o verão”, acrescenta o enólogo. (Veja abaixo especificações completas). A jovialidade do produto também está em seu rótulo. Inspirado nas cores e traços do artista Piet Mondrian - um dos principais representantes da arte moderna - expressa uma bebida única, descontraída, arrojada, que transmite atitude, estilo e personalidade.
Fabiano Basso, diretor comercial da vinícola, comenta sobre a aposta neste segmento novo e crescente no país. “Os frisantes Monte Paschoal resultam dos investimentos da vinícola nos últimos três anos no mercado de vinhos finos e espumantes. A tecnologia implementada permitiu o desenvolvimento desse produto cuja demanda acentua-se”. A produção dos vinhos frisantes apareceu nas estatísticas de produção do Rio Grande do Sul, em 2002, com pouco mais de mil litros, conforme dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Considerando-se os 863 mil litros comercializados pelas vinícolas gaúchas em todo o Brasil no período de janeiro a novembro de 2009, nesse ano deverá ser rompida a marca de 1 milhão de litros do produto.
Sobre os frisantes Monte Paschoal, mais informações podem ser obtidas pelo site www.vinicolabasso.com.br ou telefone (54) 2109.7400.

Monte Paschoal Frisante Branco Suave
Estilo: vinho leve, aromático e adocicado.
Visual: coloração clara esverdeada, leve desprendimento de finas borbulhas.
Aroma: possui aromas intensos de frutas como pêssego, pêra e maçã, e florais como jasmim e rosas.
Sabor: leve e fácil de beber, refrescante, paladar adocicado e extremante frutado.
Graduação Alcoólica: 7% vol.
Harmonização: vinho frisante jovial e descontraído, especialmente indicado para festas e recepções especiais, onde pode acompanhar uma conversa com os amigos ou ser servido com os canapés e, devido ao seu sabor adocicado, combina muito bem com sobremesas como bolo, mousse de maracujá e salada de frutas. Temperatura ideal de serviço entre 5 e 6°C.
Variedade da Uva: moscatéis
Origem: Farroupilha-RS
Colheita: manual com seleção de cachos.
Prensagem: esmagamento seguido de prensagem das uvas.
Fermentação: única fermentação em tanques de inox – autoclave (Método Charmat).
Monte Paschoal Frisante Rosé Suave
Estilo: Vinho leve, aromático e adocicado.
Visual: sedutora tonalidade rosé cereja e leve desprendimento de finas borbulhas.
Aroma: possui aromas intensos de frutas como morangos, amoras e lichia, mesclados com notas florais de gerânios e rosas.
Sabor: leve e fácil de beber, refrescante, paladar adocicado e extremante frutado.
Graduação Alcoólica: 7% vol.
Harmonização: vinho frisante jovial e descontraído, especialmente indicado para festas e recepções especiais, onde pode acompanhar uma conversa com os amigos ou ser servido com os canapés, e devido ao seu sabor adocicado combina muito bem com sobremesas como bolo, mousse de maracujá e salada de frutas. Temperatura ideal de serviço entre 5 e 6°C.
Variedade da Uva: Moscato Bailey e uvas moscatéis
Origem: Farroupilha-RS
Colheita: manual com seleção de cachos.
Prensagem: esmagamento seguido de prensagem das uvas.
Fermentação: única fermentação em tanques de inox – autoclave (Método Charmat).

Nenhum comentário: