segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Valérie Lafay na Barbarella Bakery

O projeto Bread & Wine de quarta-feira teve com perfume e sabor essencialmente franceses. A chef Valérie Lafay conversou e mostrou alguns ingredientes que compõem uma culinária diferente da que nos acostumamos a ver em restaurantes franceses tradicionais, normalmente baseados na gastronomia francesa urbana, pautada pela manteiga e pelo requinte. No campo (à la campagne), sai a manteiga, entra o azeite de oliva, sai o requinte, manda a simplicidade. Em ambos os casos, quem não pode faltar é sua majestade, o pão. E na Barbarella, ele reina soberano: pain au levain – o pão de fermentação natural -, servido na degustação de duas terrines (de campagne e de legumes) mais pastas com produtos típicos do sul da França e fáceis de encontrar por aqui como berinjelas, abobrinha, pi mentão, alho, manjericão, tomilho, alecrim e segurelha, bacon, fígado e miúdos de galinha.
Nascida em Paris e criada no Sul da França, na região da Provence, Valérie começou cedo, estudando em escolas de gastronomia. Aos 12 anos, uma das provas que teve era a de deitar-se sobre a relva, enumerar os aromas que percebia da terra e relacionar as possibilidades que eles teriam em uma panela. A mata e o campo eram fornecedores das matérias primas para as receitas valorizando o terroir. Se a chef começou assim, imaginem agora, 30 anos depois! Um pouco disso e de outras experiências adquiridas como chef executiva de grandes hotéis e restaurantes fazem parte das aulas, workshops e eventos individuais ou para grupos, confrarias e empresas que a chef passa a ministrar a partir de agora.
O encontro À la campagne aconteceu às 19h30min no andar superior da Barbarella.
Antes, durante e depois do bate-papo com Valérie, ficou rolando o projeto da casa que acontece toda a quarta-feira: o Bread & Wine com sugestão harmonizadas de pão e vinho. Desta vez, lógico, tivemos levain com as terrines ao molho da chef Valérie e salada verde.
A harmonização foi com uma top dos espumantes gaúchos: Cave Geisse Nature e com uma delícia a ser descoberta: Núbio Sauvignon Blanc da vinícola Sanjo, de São Joaquim (SC).
Elaborada pelo método champenoise, o Cave Geisse Nature é um espumante sem adição de açúcar e tem uma cor amarelo-palha, com reflexos esverdeados. Sua qualidade é atestada pelo perlage intenso que não deixa enganar: são bolhas pequenas e persistentes na taça. O aroma lembra leveduras, tostado, mel e frutas secas como damasco e amêndoas.
O Núbio Sauvignon Blanc é o tipo de vinho branco que agrada a gregos e a troianos. Produzido na serra catarinense, ele tem cor amarelo claro e aroma delicioso, que remete aos sabores cítricos, como abacaxi e maracujá, com fundo bem sutil de ervas.

Nenhum comentário: