quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Uma nova Califórnia

Lá no remate do Darci Miolo, encontrei seu filho, o enólogo Adriando Miolo, considerado o “cérebro” do Milo Wine Group, que me contou um grande projeto que está articulando:

Os mais de 100 produtores de uvas, que já plantam mais de 1.700 hectares de vinhedos em 15 municípios da Região da Campanha, poderão duplicar muito em breve, inclusive, atraindo investimentos internacionais para a região. Está nascendo nesta nova província vinícola gaúcha um movimento que quer fazer acontecer a mesma coisa que Robert Mondavi e a J. Gallo Winery fizeram, nos anos 50, na Califórnia, nos Estados Unidos, quando criaram o “vinho da Califórnia”, atraindo para a região centenas de pequenas vinícolas e despertando o interesse pelo “Vinho do Novo Mundo”. O Napa Valley, onde estão os vinhedos, é o segundo lugar mais visitado por turistas no estado da California. Com mais de quatro milhões de pessoas/ano, perde somente para a Disneylandia daquele estado.

Uma nova Califórnia II

O movimento tem tudo para dar certo, porque além do clima e das terras favoráveis às uvas de bons vinhos, conta com a liderança de um jovem enólogo, criativo e ousado, que em pouco mais de 21 anos, transformou a pequena vinícola de sua família, em Bento Gonçalves, na maior do País e numa das grandes do mundo. Depois de formar-se, em Mendoza, Adriano Miolo voltou, convenceu o pai, Darci Miolo, e os irmãos dele a pegar financiamentos e investir e, com o apoio dos seus irmãos, transformou a pequena Vinícola Miolo, no Miolo Wine Group, com produção de vinho no Rio Grande do Sul, na Bahia, na Argentina, no Chile, na Espanha e em Portugal, em parceria com grandes companhias internacionais.

Uma nova Califórnia III

Adriano quer aproveitar o prestígio mundial do grupo, a potencialidade da região e os 100 pequenos produtores já existentes para atrair grandes vinícolas internacionais e criar o Vinho do Pampa Gaúcho. A Miolo já possui grandes vinhedos em Candiota, na Fortaleza do Seival, e, ali perto, está implantando vinhedos para o locutor esportivo Galvão Bueno (vinhos GB), cujo prestígio também auxiliará na divulgação da Nova Califórnia. Recentemente, a Miolo comprou a Almadem, em Livramento, maior vinícola do País, e estuda uma parceria com o grande empresário paulista Luiz Eduardo Batalha, para implantar vinhedos e olivais em sua fazenda Guarda Velha, no município de Pinheiro Machado, próximo da Seival. Dia 8, com apoio do Sebrae, haverá uma reunião, em Livramento, para discutir o movimento. Dirigentes da Aprovale estarão presentes porque dezenas de produtores da Serra Gaúcha já manifestar interesse em adquirir terras na Campanha.

Nenhum comentário: