sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Trabalhos científicos já podem ser inscritos

A Associação Brasileira de Enologia (ABE) deu início aos preparativos da segunda edição da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia (RBVE). Pesquisadores nas áreas vitícola, enológica ou de gestão vitivinícola já podem inscrever seus trabalhos para publicação na revista através do e-mail revista@enologia.org.br. O prazo encerra no dia 9 de abril.Com publicação anual, a revista tem o objetivo de preencher um espaço de formação e informação destinado aos profissionais da uva e do vinho brasileiro. Além de artigos e notas científicas, a publicação também trará artigos de revisão bibliográfica críticos ("critical reviews").
Os mil exemplares serão distribuídos gratuitamente aos associados da ABE, bibliotecas de cursos relacionados à área (Tecnologia em Viticultura e Enologia, Agronomia, Engenharia de Alimentos, etc.) e entidades do setor vitivinícola. De acordo com o presidente da ABE, Christian Bernardi, há uma necessidade urgente de gerar e divulgar informações de pesquisa na área da viticultura e da enologia. “O enólogo que atua no Brasil deve estar alimentado de conceitos técnicos baseados numa realidade local. Isso será fundamental para a manutenção do crescimento qualitativo dos produtos vitivinícolas nacionais”, destaca.
Os trabalhos inscritos devem ser inéditos. Antes da publicação os estudos passarão pela análise de um Comitê Editorial que avaliará aspectos como clareza, objetividade, fundamentação teórica, metodologia, originalidade, entre outros. As normas estão disponíveis no site da ABE (www.enologia.org.br).
A Revista Brasileira de Viticultura e Enologia já está indexada ao Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (ISSN - International Standard Serial Number). O registro garante a qualificação da publicação junto ao órgão, responsável pelo controle, regulamentação e registro de publicações técnico-científicas do país. O ISSN é o identificador aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo, sendo operacionalizado por uma rede internacional. No Brasil o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) atua como Centro Nacional dessa rede.
Conforme o coordenador do projeto, Eduardo Giovannini, a revista também está sendo registrada junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. “Integrar o sistema de qualificação de periódicos da Capes qualifica ainda mais a Revista Brasileira de Viticultura e Enologia”, comemora Giovannini.
Comissão Organizadora: Christian Bernardi; Daniel Dalla Valle, Carlos Abarzúa, Dario Crespi, Dirceu Scottá, Eduardo Giovannini e Juliano Perin. Comitê Editorial: Dr. Alberto Miele, Dr. Carlos E. Daudt, Dr. Celito C. Guerra, Dr. Eduardo Giovannini, Dr. Jean P. Rosier, Dr. Luciano Manfroi, Dr. Regina Vanderlinde, Dr. Sérgio Ruffo Roberto e Dr. Vitor Manfroi.

Nenhum comentário: