sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Sobre a qualidade do vinho brasileiro

O jornalista,a dvogado e enófilo Aldo Renato Soares, residente em Brasília, mandou-me uma nota dizendo que “a qualidade da maioria dos vinhos tintos brasileiros deixa a desejar”. Publiquei-a em minha coluna diária do Jornal do Comércio, de Porto Alegre, e, depois, recebi uma contestação da sommelier Regina Kovalski, que também publiquei. Eis a opinião de Regina:
“Em relação ao comentário sobre a qualidade do vinho brasileiro feito pelo Sr. Aldo Renato Soares no Jornal do Comércio de 10 de fevereiro de 2010, de que “....a qualidade de grande parte da produção nacional de “vinhos finos tintos de mesa” deixa muito a desejar e, por isso, perdem mercado para os argentinos e os chilenos...” parece-me exagerado.
Em qualquer país produtor de vinho seja Argentina, Chile, Portugal, Espanha....etc, existem vinhos com maior e menor grau de elaboração. O Brasil é ainda jovem na produção de vinhos finos, considerando que apenas nos últimos anos as vinícolas iniciaram grandes investimentos em pesquisa e produção cujo resultado já é evidente.
Vinho é uma questão de paladar – pode ser bom para o meu paladar mas ruim para o de outra pessoa e antes de tudo, devemos valorizar as coisas boas que o nosso país produz –as vinícolas brasileiras, como por exemplo, Pizatto, Dal Pizzol, Boscato, Dom Candido entre tantas outras, estão produzindo vinhos de excelente qualidade que vale a pena experimentar, não deixando nada à desejar em relação a muitos vinhos importados. Uma prova disso é que nas degustações às cegas, feitas por grupos de amigos amantes do vinho, é comum que o vinho brasileiro fique melhor avaliado que muitos vinhos de paises que são produtores tradicionais.”

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Ucha, saúde.

Minha querida amiga Regina, disse pouco. Esse sr. jornalista advogado e enófilo Aldo Renato Soares, na minha opinião é preconceituoso e provou poucos vinhos brasileiros eu posso citar mais de cem vinhos bons e uns dez ótimos que degustados às cegas surpreendem qualquer apreciador. O preconceito já era faz tempo. Bacio do Didú