sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Quatro mil cordeiros

Entre uma pescaria e outra, acompanhei a preparação de 2.200 borregas texel e lacaune para serem inseminadas. Se tudo correr bem, Claudino Loro espera uma parição de 100% e a obtenção de, no mínimo, 4.400 cordeiros para a safra de 2010.
O que me chamou a atenção foi a fartura de pasto, não tão bom para as ovelhas, mas excelente para os bois, que estão pegando graxa e ficando bonitos e luzidios. As ovelhas somem no meio dos pastiçais, tão altos eles estão.
O que o pessoal da região do Sarandi, a 80 km de Livramento, está preocupado é com a situação da estrada, responsabilidade da Prefeitura, que atrapalha o transporte de animais em grandes caminhões, os quais atolam ou vão aos trancos e barrancos, ferindo os animais. A região tem cerca de 700 bois para encaminhar aos frigoríficos nos próximos meses e, além da estrada ruim, enfrenta o aumento do preço do frete, exatamente pelo mau estado da via. Quando chegar a época de transportar os cordeiros, mais delicados, a situação ficará pior. Dizem que o atual secretário de Obras do prefeito Wainer Machado há muito tempo não aparece na região para ver a estrada.
Outras duas queixas da região se referem às comunicações telefônicas e à energia elétrica. O telefone celular, que também é um grande auxiliar, no campo, lá não funciona. Não há prestadora de serviço que faça chegar o seu serviço. O pessoal se vê obrigado a usar a telefonia celular do Uruguai, bem mais cara, pois as ligações são internacionais. Já a energia elétrica, que deveria ser fornecida pela AES-SUL, passa caindo e, às vezes, chega a faltar durante uma semana, o que estraga tudo o que está nas geladeiras e nos freezer, principalmente carne, leite e vacinas. Quem abate uma vaca e, se falta luz, não pode correr com a carne para a cidade, perde tudo.

Um comentário:

Unknown disse...

Tio Danilo estamos em Punta del Este e acabamos de ler tua materia,como sempre escrevestes muito bem,ficamos agradecidos principalmente pela presenÇa de voces em Sao Jose, esperamos que se repita outras vezes, bjs a todos