sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Preço mínimo da uva se mantém

O Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu o preço mínimo da uva industrial em R$ 0,46 o quilo, o mesmo da safra passada. O valor serve de referência para contratação do Empréstimo do Governo Federal (EGF) e beneficia produtores das regiões Sul, Sudeste e Nordeste com esta linha destinada à estocagem. Além das condições estabelecidas pelas normas gerais do crédito rural, o apoio à comercialização da uva terá vencimento máximo até 31 de dezembro de 2011.
“Sabemos que o setor vitivinícola tem realizado grandes esforços para melhorar a qualidade e incentivar o consumo doméstico de vinhos, espumantes e suco de uva, mas ainda temos um estoque de passagem elevado, que exerce uma pressão de baixa sobre os preços recebidos pelos produtores”, explica o coordenador-geral de Pecuária e Culturas Permanentes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), João Salomão. Ele observa que esta medida, juntamente com outras ações de apoio à comercialização, garante ao produtor pelo menos o preço mínimo definido pelo CMN.
EGF - O Empréstimo do Governo Federal é uma linha de crédito de financiamento, com base no preço mínimo, concedida a produtores, cooperativas e agroindústrias. O crédito destina-se à estocagem do produto pelo beneficiário, induzindo uma garantia da redução da oferta do produto no período da colheita. O limite de operação por agroindústria é de R$ 20 milhões. A taxa de juros básica é de 6,75% ao ano.

Nenhum comentário: