quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Mensagens


nelson deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Problemas com vinhos argentinos: fungicida":

Acho delicado postar ese tipo de mensagem, pois muitas vezes estamos defendendo certos interessados em ocupar o espaço de concorrentes. sou completamente contrário a utilização de agrotóxicos em alimentos. Alimento com veneno não tem justificativa ética. Seria muito oportuno aprofundar este tema para melhorar a qualidade da uva e do vinho brasileiro. Sabemos que certas regiões da serra gaúcha o índice de pessoas com cãncer é muito elevado. com certeza este veneno chega até o vinho.
Nelson.

Resposta – É uma notícia, um fato concreto, Nelson. Vinhos argentinos e sul-africanos estão sendo retirados do mercado alemão sob suspeita de conterem produtos que não deveriam estar neles!
................

Danilo:

Não sou entendedor de vinhos, apesar de gostar muito, mas me chamou a atenção uma conversa que tive com um ex-caseiro do Oscar Guglielmone, da Adega Medieval, sobre recente matéria do Correio do Povo sobre a história deste "personagem" do vinho. Quando mais jovem, há 16 anos, ganhei uma garrafa de "Bianco de Viamão" Chardonnay, safra 1994, que guardo até hoje. Pesquisei na internet e encontrei algumas matérias sobre a Adega e o Oscar e percebi o "tamanho" da histório deste indivíduo.
Bem ... se tiver interesse neste vinho mande uma mensagem de volta.

Abraço.

Joel Fraga
joelfraga@yahoo.com.br

Resposta – O Guglielmone, sem dúvida, teve um papel muito importante na “nova fase” dos vinhos gaúchos.
...............

Ucha, boa tarde.

Ainda sobre os vinhos sem agrotóxicos, várias vinícolas chilenas os produzem. Produção de vinhos sem uso de anidrido sulfuroso é algo realmente surpreendente, ainda que a levedura o produza em pequenas quantidades durante a fermentação, não são suficientes para garantir a “sobrevivência” de um vinho branco por muito tempo. Tomara que este seja uma exceção que confirme a regra.
Uma notícia que me deixou feliz, é o reconhecimento da De Martino como a primeira vinícola de carbonos neutros da América Latina e sexta no mundo, como podes conferir no link abaixo:
http://www.demartino.cl/web/ES/news27.php
“ Na prática, ser Carbono Neutro significa que todas as emissões de carbono que geram suas operações, considerando a cadeia de produção completa, são compensadas. Isto inclui o impacto meio-ambiental do princípio ao fim, incorporando toda a cadeia de abastecimento, desde os vinhedos, o empacotameno e transporte, até a eliminação da embalagem por parte do consumidor final.”
Forte abraço.
Tarcis Rafael Capelletti - Enólogo
Armazém dos Importados
Rua Padre Chagas, 196 - Porto Alegre - RS
55 (51) 3346.7307
www.armazemdosimportados.com.br

.....................
Orus

Adolfo Lona vendeu em poucos dias o estoque do espumante ORUS Rosé Pas Dosé, produzido artesanalmente a cada ano.
Este produto, único do tipo no Brasil, é aguardado com ansiedade pelos apreciadores de espumantes de alta qualidade. O ciclo de vinte quatro meses, doze de maturação sobre as leveduras e doze de envelhecimento com a rolha, resulta na cor rosada pálida, nos aromas complexos e atraentes e no sabor delicado e convidativo que o caracterizam.
“É motivo de orgulho para todos nós receber os comentários positivos das pessoas que o adquirem. Não pudemos atender a todos, mas a decisão de não aumentar o volume produzido é a garantia da mais alta qualidade” afirma o enólogo Adolfo Lona”.

Ana Isabel Lona Bordin
Gerente de Comunicação de
Vinhos e Espumantes Adolfo Lona

Nenhum comentário: