quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Lançado Caderno de Receitas na Festa da Uva

Centenas de mulheres lotaram o Salão Paroquial no Parque de Exposições da Festa da Uva na tarde desta segunda-feira, dia 22 de fevereiro. Eram as autoras das 500 receitas que integram o Caderno de Receitas – Valorização da Mulher do Meio Rural, lançado hoje na Festa da Uva. Estão participando da publicação 409 moradoras da Zona Rural de Caxias do Sul. A publicação tem o objetivo de valorizar as moradoras do interior e resgatar a cultura gastronômica destas localidades.
Durante o lançamento, cada uma das mulheres recebeu dois exemplares do livro. Elas levaram amostras dos pratos para degustação. O frei Clemente Dotti deu uma benção especial sobre os convidados. Esta é a terceira edição do caderno, que reúne receitas de doces e salgados, alguns pratos com uvas e outros sem. A publicação é uma parceria entre a Festa da Uva e a Coordenadoria da Mulher. O livro reúne receitas de moradoras dos distritos de Fazenda Souza, Ana Rech, Desvio Rizzo, Galópolis, Vila Oliva, Forqueta, Loreto, Vila Cristina, Criúva, Vila Seca, 1° Distrito, entre outras localidades.
“Desde 2005 estamos empenhadas neste projeto de valorização da mulher do meio rural. Todas as mulheres gostam de cozinhar, de levar os pratos para suas famílias. O nosso objetivo tem sido atingido, no momento em que se constata o aumento do número de participantes. Muitas pessoas duvidaram que as mulheres viriam para um evento como esse, mas se ela é valorizada, ela vem sim”, disse a titular da Coordenadoria da Mulher, Linéia Grazziotin. Em 2006, foram reunidas 200 receitas. Na edição de 2008 o número subiu para 377 receitas de 329 moradoras da Zona Rural de Caxias do Sul.
A Festa Nacional da Uva 2010 será realizada até dia 7 de março. O evento tem o patrocínio âncora do Bradesco, Banrisul, Petrobrás e Prefeitura de Caxias do Sul, e patrocínio da Eletrobrás, Randon, Ministério do Turismo e Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. A publicação custaR$ 12,00.

Nenhum comentário: