segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Artesanato da região Uva e Vinho

A Região da Uva e Vinho tem mais um motivo para encher os olhos dos turistas que a visitam e tornar-se referência por suas tradições. Uma ação conjunta entre Sebrae-RS, Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra) e artesãos de dez cidades resultou na Coleção Videiras, integrando o projeto de artesanato da Serra Gaúcha.
Inspirada nos parreirais dos municípios da Região, a coleção traz produtos como embalagens para garrafa de vinho, aventais, cachecóis, bolsas, almofadas, eco bags, quadros decorativos e porta copos. No total são mais de 50 itens exclusivos. A folha de parreira foi escolhida como símbolo padrão da coleção e estampa as peças, que poderão ser encontrados preferencialmente nas vinícolas e pontos turísticos da Serra Gaúcha.
O lançamento da coleção, com a apresentação dos produtos que a compõem, aconteceu, dia 19 de fevereiro, fazendo parte da programação da Festa da Uva, em Caxias do Sul.
Cantada em prosa e verso por suas características culturais, gastronômicas, climáticas, paisagísticas, aliada a essência da tradição dos descendentes de imigrantes italianos, a Serra Gaúcha transformou-se em um pólo vitivinícola e turístico do Brasil. Essa união de peculiaridades, organizada e dirigida a um projeto coletivo, fez com que o artesanato da Região Uva e Vinho começasse a sair do anonimato.
Conforme a gestora de projetos de turismo do Sebrae-RS, Luciana Silveira Thomé, durante todo o ano de 2010 os grupos de artesanato terão acompanhamento técnico de consultores que também auxiliaram na concepção e na produção das peças. “A partir de agora o trabalho sofre pequenos ajustes de adequação ao mercado”, explica. A diretora executiva da Atuaserra, Beatriz Paulus, diz que além de valorizar uma característica regional, a Coleção Videiras integra um grande projeto de valor humano.

Nenhum comentário: