terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Vinho bom, pão e salame

Faltando quatro meses para o início da Festa da Colônia de Gramado, o turista já pode começar a se organizar para participar do evento na cidade mais turística do Brasil. Desde o dia 08 de janeiro, já está disponível no www.festadacoloniagramado.com.br a programação oficial da 20ª edição. Entre os 8 de abril e 2 de maio de 2010, o público poderá conferir muitas novidades. Uma delas é a transferência de parte da estrutura para o Lago Joaquina Rita Bier e, a outra, a criação do espetáculo “Vivências”, montado especialmente para a ocasião. Durante 25 dias, os turistas poderão conferir 14 atrações diferentes, espalhadas em três locais.
A Festa da Colônia de Gramado é uma grande celebração das tradições das culturas italiana, alemã e portuguesa que colonizaram a Serra Gaúcha. Participam deste evento os produtores do interior da cidade de Gramado, que se deslocam durante o período das festividades para o centro, onde produzem e comercializam seus pães, cucas, compotas e diversos outros produtos artesanais, inclsuive o vinho comum de qualidade. As ruas ficam decoradas à espera do turista.
Até a 19ª edição, tudo acontecia apenas na Praça das Comunicações. Com a popularidade do evento, o espaço começou a ficar pequeno e grande parte dele será transferido para o Lago Joaquina Rita Bier. “Levar o festival dos colonos para o Lago Joaquina Rita Bier é a prova maior que crescemos e estamos felizes”, afirma o presidente do evento Noreh Michalski. No Lago Joaquina Rita Bier, que possui 17 mil metros quadrados, deverá ficar a maior parte das atrações: feira do colono, os restaurantes com culinárias típicas, o bier platz e os tradicionais shows das bandas étnicas. Já a Praça das Comunicações seguirá recebendo atrações. No local ficarão os fornos e a Casa do Colono, além, de algumas oficinas de gastronomia. E é ao longo da Avenida Borges de Medeiros, que acontece uma das mais animadas e aplaudidas atrações: O Desfile de Carretas.
Só na edição de 2009, cerca de 240 mil pessoas estiveram em Gramado no período da festividade. Deste total, 18,1% residem na zona rural da região e 20% moram em Gramado. Os visitantes de fora do eixo serrano somam 56,7% e, 5,2%, são de pessoas que vêm de outras cidades da serra gaúcha.
São 14 as atrações: Casa Nostra, Unser Haus, Feira de Produtos, Bier Platz, Fornos de Barro, Bandinha e Grupos Folclóricos, Kaffeehaus, Desfile de Carretas, Casa do Colono, Culto Ecumênico, Jogos, Agroturismo e os espetáculos Origens e Vivências. Este último a grande novidade entre as atrações. Dirigido por Rodrigo Cadorin, a montagem vai relatar como está atualmente a vida de quem mora no campo.

CASA NOSTRA
Restaurante italiano. Serve comidas típicas preparadas na hora como: sopa de capeletti, massas, molhos, polenta, carnes e saladas podem ser degustados em almoços e jantares neste local.

UNSER HAUS
Casa alemã onde são servidas comidas típicas. Entre os principais pratos estão: sopas, massas, batata cozida, linguiça fervida, carne de porco, entre outras delícias preparadas na hora.

FEIRA DE PRODUTOS
Exposição e comercialização dos produtos da colônia de Gramado, durante todo o período da festa.

BIER PLATZ
Espaço do mais tradicional produto alemão: o chopp. É servido acompanhado de petiscos também típicos, como o famoso bolinho de batata.

FORNOS DE BARRO
Os autênticos fornos são montados na praça para assar pães e cucas, que podem ser comercializados e levados quentinhos para casa.

BANDINHA E GRUPO FOLCLÓRICOS
Grupos portugueses, italianos e alemães se apresentam para animar os visitantes e mostrar como se divertem nas colônias. Canto e dança fazem parte desta atração. A entrada é franca.

KAFFEEHAUS
Cafés, salgados e tortas da farta culinária alemã.

DESFILE DE CARRETAS
Nos finais de semana da festa, os colonos trazem seus instrumentos de trabalho, produtos coloniais, frutas, verduras para o centro da cidade e protagonizam um desfile em carros puxados por boi. Todos os colonos estão vestidos com roupas típicas da colonização portuguesa, alemã e italiana. A atração faz a alegria dos visitantes e dá um show na principal avenida da Cidade, a Borges de Medeiros. A entrada é franca.

CASA DO COLONO
Moradia típica do colono com participação das etnias portuguesa, alemã e italiana. Entrada franca.

CULTO ECUNÊMICO
Culto ao melhor estilo das colônias. Local: Praça das Comunicações na Casa do Colono. Entrada franca.

JOGOS
Área especialmente preparada para jogos de carta e bocha, atividades de lazer dos moradores do meio rural.

AGROTURISMO
Uma atração à parte. Passeios organizados em ônibus típicos que percorrem três roteiros e visitam as propriedades dos imigrantes. São os roteiros: Tour Raízes Coloniais, Tour do Vale – Linha 28 e Tour O Quatrilho.

ESPETÁCULO ORIGENS
O espetáculo de som, luz e dança mostra a saga dos imigrantes que povoaram Gramado no fim do século XIX. Em sua duração conta a trajetória desta rica história que contribuiu para a formação cultural da cidade. Entrada franca.

Nenhum comentário: