quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Moysés Michelon espera com uva e vinho

Dom Moysés Michelon já marcou os melhores cachos e selecionou o que considera os melhores vinhos do Vale dos Vinhedos para receber os amigos, dia 30 de janeiro, na abertura da Vindima deste ano, em seu hotel Villa Michelon, no coração do vale, em Bento Gonçalves. Será um encontro especial reservado para quem é apaixonado pela cultura italiana e aprecia arte, música e excelentes vinhos. Assim pode ser definido o evento de Abertura da Vindima no Vale dos Vinhedos que acontecerá nos dias 30 e 31 de janeiro no Hotel Villa Michelon. A programação do evento já está definida e contará com atrativos diferenciados, promovendo a integração entre comunidade, empreendimentos do Vale dos Vinhedos e visitantes.
Além da tradicional colheita e “pisa” das uvas como faziam os imigrantes italianos nos primórdios da colonização no Vale dos Vinhedos, a Abertura da Vindima 2010 também colocará em evidência o artesanato, produtos coloniais e exemplares do trabalho, cultura e gastronomia da região. Artesãos e artistas plásticos do Vale já confirmaram sua participação no evento, sendo eles: Atelier Refúgio da Colina, Artesanato do Vale, Artes e Delícias e Atelier Postal.

Ponto alto de todos os encontros que envolvem a cultura italiana, a gastronomia terá lugar de destaque no evento. Um filó festivo marcado para o dia 30, a partir das 21 horas, promete uma verdadeira festa de aromas e sabores. Para acompanhar delícias da culinária típica como pães, cucas, queijos e salames, uma degustação de vinhos dará mostras da excelência vitivinícola do Vale dos Vinhedos. Novidade na região, o cultivo de champignons, produzidos pela Cogumelos da Serra, também estará a disposição do visitante.

Neste ano, além de corais e grupos locais e regionais, a Abertura da Vindima terá também uma atração internacional. O cantor e compositor italiano Don Gaetano Borgo, pároco da Igreja de San Nazario, da província de Vicenza, na Itália, fará uma apresentação durante o evento.

O elenco de atrações da Vindima 2010 inclui ainda: a exposição de uvas com exemplares das variedades cultivadas no Vale dos Vinhedos, missa e apresentação de corais e jogos típicos. Promovido pelo Hotel Villa Michelon, o evento conta com o apoio da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) e integra a programação do Bento em Vindima.
PROGRAMAÇÃO:
30 de janeiro - sábado
17h – Solenidade de abertura
17h30min – Abertura da exposição de uvas e artesanato
18h - Colheita de uvas no Parreiral Modelo do Hotel Villa Michelon
19h - “Pisa” das uvas (esmagamento das uvas com os pés)
20h - Missa festiva e reza
21h - “Filó” italiano com jogos típicos, degustação de vinhos e apresentação de corais

31 de janeiro – domingo
10h – Abertura da exposição de uvas
16h – Encerramento das atividades
Um brinde, Dom Moysés!

Nenhum comentário: