terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Festa da Colheita 2010 divulga programação

Integrante do calendário de eventos do Estado,a festa do distrito de Tuiutuy, em Bento Gonçalves, está pronta para receber turistas em fevereiro. Fazer um passeio de tuc-tuc (carreto agrícola) até os parreirais, colher a uva, experimentar debaixo das videiras el merendin (lanche colonial) e após esmagar as uvas no mastel (tina) para a elaboração do vinho. Esse convite a interagir com a cultura dos imigrantes italianos faz parte da programação da Festa da Colheita 2010, que acontece nos dias 6, 7, 13 e 14 de fevereiro no distrito de Tuiuty, localizado a 12 km da área urbana de Bento Gonçalves, tendo as paisagens do Vale do Rio das Antas em seu entorno.
Na última edição, 20 mil visitantes passaram pela Festa. Para atender às expectativas do público, a programação é diversificada e inclui feira de agroindústria e artesanato, exposição de uvas e apresentações típicas. Além de degustar vinho doce os visitantes podem deliciar pães, biscoitos e a tradicional torta tirolesa, feitos na hora nos fornos à lenha.
Outro destaque entre as atrações é a Corrida dos Garrafonistas, na qual os moradores locais vestidos como os imigrantes italianos fazem um divertido percurso com paradas de reabastecimento no que chamam de Vinostop, regadas com muito vinho, queijo, salame e torta tirolesa. Na linha de chegada, o público é convidado a degustar os produtos locais e a dançar ao som da sanfona e do violão, como nos bailes do passado.
Os ingressos para o acesso à feira custam R$ 3,00. Adquirindo um vale a R$ 5,00 o visitante recebe uma caixinha de uvas e uma taça, para degustar vinho doce à vontade. Para os passeios de Tuc-Tuc, Colheita da uva e elaboração do vinho, El Merendim e almoço colonial são cobrados valores à parte. (Veja a programação completa abaixo).
Mais informações podem ser obtidas junto à Associação Vale das Antas, pelo e-mail valedasantas@hotmail.com ou telefone (54) 2621.2720.

Nenhum comentário: