segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Cresce a produção de uvas para espumantes

A produção de uva para elaboração de vinhos espumantes no Brasil vem aumentando consideravelmente. De acordo com informações do Cadastro Vitícola do Rio Grande do Sul, realizado em parceira pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa Uva e Vinho, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Secretaria Estadual da Agricultura do Rio Grande do Sul, a comercialização ultrapassou a casa dos 500 mil litros em 2001 para mais de 2,2 milhões de litros em 2009. Esse aumento representa o potencial do Brasil para elaborar espumantes de qualidade, segundo a jornalista Sophia Gebrim, do Mapa.
Tradicional região de cultivo de videiras, o sul do Brasil - principalmente os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina - apresenta características particulares, por se localizar em uma zona de clima temperado. Um aspecto importante da viticultura gaúcha são as condições ambientais de cultivo da uva e a elaboração do espumante. A colheita ocorre uma vez ao ano, o que agrega características únicas ao produto. Os vinhos espumantes são elaborados pelo método tradicional, conhecido como champenoise, quando ocorre uma segunda fermentação na própria garrafa. Esse processo pode durar mais de dois anos, até o consumo da bebida.
O semiárido brasileiro produz uva há mais de quatro décadas, e vinhos há mais de duas décadas. Na região, é possível conseguir duas safras de uva por ano, devido ao clima e disponibilidade de água para a irrigação. Os espumantes são elaborados a partir do método charmat, com uma única fermentação. Nesse processo, o vinho fica pronto entre 40 a 90 dias Segundo pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho, é justamente a diversidade brasileira de clima e solo que garante o sucesso do produto nacional, fato que aumenta o potencial vitivinícola e a procura pelos nossos vinhos e espumantes.

Um comentário:

Tarcis disse...

"A colheita ocorre uma vez ao ano, o que agrega características únicas ao produto." Na verdade isso acontece em todo lugar do mundo, com exceção do nordeste. Lá sim, talvez isso traga algumas caraterísticas únicas, não significando necessariamente aporte de qualidade.Também é necessário destacar que não elaboram-se espumantes só pelo método tradional na serra gaúcha, pelo contrário, o "grosso" da produção é pelo método Charmat.
Abraço.
Tarcis.