terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Comentários

Sobre a polêmica dos vinhos

Luciano Neto deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Contribuição para a polêmica do vinho":

Ucha,

Eu sou um defensor ferrenho de um Plano de Reconversão do setor vitivinícola brasileiro. Aposto na proibição a longo prazo da produção de vinhos comuns (de uvas americanas e híbridas) e reconversão destes vinhedos para a produção de vinhos finos (Vitis vinifera), sucos, geléias e destilados (esses sim de americanas e híbridas). Proibir a adição de açúcar em vinhos após finalizada a fermentação (prática usada para elaboração dos vinhos Suave e Meio Seco ou Meio Doce), mantendo somente a permissão para a Chaptalização dentro dos parâmetros legais já estabelecidos hoje em dia seria o primeiro passo deste plano.Para isso, imagino um plano de pelo menos 30 anos, em diversas frentes, com proibições que vão sendo implantadas ao longo dos anos, de modo a cada produtor ter tempo e o apoio necessário para se preparar para a mudança. Também se terá uma geração inteira de consumidores para ser "aculturada" para a nova cara do vinho brasileiro. Afinal, quem consome vinho comum adoçado, na verdade, não consome vinho. Mas tenho observado ao longo de minha experiência que aqueles que tem contato com bons vinhos finos secos tendem a mudar sua opinião em relação as vinhos adocicados, abandonando-os completamente quando têm opções de vinhos finos com qualidade e preço compatíveis com seu poder aquisitivo.E, além disso, o setor vai poder ser mais forte na concorrência com o vinho estrangeiro, tanto no mercado interno como no exterior.

Luciano
...........

Ucha amigo, saúde.

Essa questão do vinho de mesa tem que ser discutida. Eu concordo totalmente com o amigo que esse vinho tem que sumir do mercado. Em Portugal ele foi banido inclusive por conter muito metanol e ainda uma substância cancerígena chamada “Diglosido de Malvidina”. Outra coisa a ser discutida, por que os uruguaios conseguem produzir vinho de vitis a U$ 1,50 e nós não? Ninguém quer discutir isso. Por que os produtores não fazem lobby para um projeto de reconversão dos vinhedos junto ao govêrno (assim em minúscula mesmo) e para a redução de impostos, para que o vinho seja reconhecido como complemento alimentar, por exemplo em vez de trabalhar pelo selo fiscal? Acho que estamos mais do que atrazados em relação a tudo isso, não acha? E ainda meu amigo, quando será que o setor estará unido, produtores e importadores? Bacio do sincero amigo,Didú Russo, São Paulo
.............

Luciano deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Mensagens I":

Olá Ucha,

A Tannat nunca desapareceu na França. Talvez alguém confundiu com a lenda da Carmenère chilena, só isso. Os maravilhosos e super encorpados vinhos da AOC Madiran são elaborados exclusivamente com a uva Tannat.

Luciano
.............

Feovelha

Estimado Danilo

Feliz 2010 com muita saúde, cordeiro e vinho .
Por este meio estou enviando o seu email de contato para o SR PREFEITO de Pinheiro Machado entrar en contato e fazer un convite para a Feovelha.
Da minha parte ficarei grato de contar con sua presenca .

Atte LUIS MARIO FROS

Resposta – Se ele convidar, irei.

Nenhum comentário: