quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Sidra – Finalmente

Primeiramente: sidra não é espumante, nem vinho, nem é feito de uva. A sidra é uma bebida obtida pela fermentação da maçã, cuja graduação alcoólica vai de 4% a 8% em volume. Ao contrário do espumante, ela é proveniente de uma única fermentação e tradicionalmente não é gaseificada. No Brasil a sidra foi regulamentada de uma forma um pouco diferente:- pode ser gaseificada; - pode ser proveniente da fermentação do mosto de maçã, do suco concentrado ou ambos, com ou sem adição de açúcar; - pode ser adoçada e receber outros aditivos (corante, aromatizante); - pode ser desalcoolizada.
De qualquer maneira, é só testar: o resultado é um produto completamente diferente do Espumante. Vale ressaltar que há marcas que são reconhecidas no mercado brasileiro como sinônimo de sidra, que popularizou esta bebida no Brasil.
Para reconhecer este produto na prateleira de um supermercado é só olhar os rótulos que devem ter as mesmas exigências das demais bebidas já citadas.
Fermentado de Frutas
Há ainda o fermentado de frutas genérico. Trata-se de uma bebida com graduação alcoólica de 4% a 14% em volume. Sua elaboração se dá a partir do mosto de fruta sã, fresca e madura de uma única espécie, do seu suco integral ou concentrado, ou polpa, que poderá nestes casos, ser adicionado de água. Este produto pode ser adicionado de açúcar, de aditivos (corante, aromatizante) e de água. Pode também ser adicionado de dióxido de carbono, passando assim a chamar-se “fermentado de (nome da fruta) gaseificado”. Ele pode ainda ser desalcoolizado.
Dentre os fermentados há ainda o Hidromel, que é o fermentado de mel, o
fermentado de cana e o saquê ou Sake, que é o fermentado de arroz.
Ah, e como fermentado ainda temos a cerveja que é obtida pela fermentação
alcoólica do mosto cervejeiro proveniente do malte de cevada e água potável, por ação de levedura e com adição de lúpulo. Sendo que o malte de cevada poderá ser substituído em até 45% por adjuntos cervejeiros, ou seja, cereais maltados ou não-maltados, bem como amidos e açúcares de origem vegetal – sim dá para colocar milho e arroz para fazer cerveja!
O que mais nós encontramos no mercado referente a este tipo de produto é o seguinte:
Bebida Alcoólica Mista
A bebida alcoólica mista, como o próprio nome já diz, é uma mistura de bebidas. Dentre estas podemos encontrar o cooler, a sangria e os mais variados coquetéis. Esta deve ter graduação alcoólica de 0,5 a 54%, devendo ser elaborada com: álcool etílico potável de origem agrícola; destilado alcoólico simples de origem agrícola; bebida alcoólica; ou a mistura destes. Ela pode ainda ser adicionada de: bebida não-alcoólica; de suco de fruta; de fruta macerada; de xarope de fruta; de leite; de ovo; de outra substância de origem vegetal; de outra substância de origem animal. E esta poderá ainda ser gaseificada, adoçada e aditivada (com corantes e aromatizantes). Que mistura!

Nenhum comentário: