quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Sidra é espumante?

Atualidades do Turismo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Sidra e espumante": Gostaria de tirar uma dúvida: Porque a sidra não classificada como espumante? Até onde sei, os processos da sidra e do vinho espumante são iguais, o que muda é a fruta fermentada. Não é só isso? existe alguma outra diferença? Por que se for apenas isso, a sidra pode sim ser classificada como espumante, não como vinho (óbvio) mas sim como espumante de maçã.Gostaria de mais informações sobre isso. Será que essa "legislação" comentada pelos senhores não está baseada num certo preconceito com a uma bebida popular e de baixo valor comercial e até de sabor "duvidoso"!!

Resposta – Confesso que só sei que não pode ser chamada de “espumante” por ser de maçã. Deixo uma resposta mais detalhada para meus leitores enólogos ou especialistas, como o crítico de vinhos Olyr Corrêa, que dá palpite em tudo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dou palpite em vinho. Sidra mesmo acho que nunca bebi. Mas, já me comentaram que as melhores cidras francesas são elaboradas pelo método champenoise, logo....
Olyr Corrêa