segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Espumantes da Pericó

Uma das atrações da bela Feira do Espumante e do Vinho que a Phoenix realizou, até domingo, no cais do porto, em Porto Alegre, foi a vinícola Pericó, de Santa Catarina, representada aqui pelo Cledi Sodré, da Sommelier Vinhos. Projeto pessoal de Wander Weege, presidente do grupo Malwee, grande apreciador de vinhos que vislumbrou no potencial do “terroir” de São Joaquim a possibilidade de elaborar grandes vinhos e realizar o sonho de tornar-se produtor, a Pericó iniciou com a produção de espumantes lançados ao final de 2008, produtos diferenciados e inovadores com as castas Cabernet Sauvignon e Merlot. Seu Rosé Taipa também surpreende e gera expectativa com o lançamento dos tintos e de um inédito e já anunciado Ice Wine.
O Cave Pericó Brut, São Joaquim, SC, tem visual amarelo palha. Perlage fino, abundante e persistente. Olfato de aroma fino e delicado com notas de frutas brancas, pêra, maça verde. Na boca, ótima acidez, equilibrado, boa cremosidade, muito persistente e com retro-olfato agradável e frutado. Vale beber, também o Cave Pericó Brut Rosé, São Joaquim.
A vinícola Pericó é o mais jovem empreendimento com produtos em comercialização a implantar-se na serra catarinense de São Joaquim. Para a elaboração do espumante Brut Rosé foram utilizadas as cepas Cabernet Sauvignon (60%) e Merlot(40%). Apresenta uma coloração rosa salmão clara, muito atraente e limpa. Seu aroma é fino e com notas de frutas vermelhas. Em boca tem bom frescor e boa cremosidade, com muito boa persistência. Medalha de Ouro na Avaliação Nacional de Vinhos 2009.
Já o Pericó Taipa Rosé São Joaquim, SC, vem de vinhedos cultivados em Pericó com produção limitada de 1,6Kg/planta, tendo o solo sido tratado com três tipos de calcário em diversas etapas do manejo durante 2 anos. Apresenta aroma fino e delicado com notas de frutas vermelhas e rosa com leve toque de baunilha originado da breve passagem em carvalho novo francês. Eleito o Melhor Rosé do Brasil na Avaliação Nacional de Vinhos 2009.

Nenhum comentário: