quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Colheita ao luar - de azeitona

Azeite também faz parte das minhas preocupações. Não só porque gosto dele no bacalhau, em algumas comidas e saladas, mas, também, porque sou ativo da militante do movimento que está plantando oliveiras em várias regiões do Rio Grande do Sul com o objetivo de colher azeitonas e fazer bons azeites. As pesquisas da Embrapa Clima Tempreado, lá de Pelotas, dizem que podemos nos sair bem nessa produção.
Fiz esse “nariz de cera”, como se dizia, antigamente, no meio jornalístico, para falar sobre o fato do azeite Gallo Colheita ao Luar ter sido eleito um dos melhores azeites do mundo. Produto elaborado a partir das azeitonas colhidas no período mais frio da noite foi avaliado pelo rigoroso painel de provadores do Guia Internacional Marco Oreggia, que julgou mais de mil azeites provenientes de 38 países. Vou perguntar ao Enilton Fick Coutinho, especialista em oliveiras da Embrapa Clima Tempreado, se colher ao luar dará algum caráter diferente ao nosso futuro azeite.
Todo conhecimento em azeite acumulado desde 1919 levou Gallo a acreditar que o azeite fruto da colheita das azeitonas durante o período da noite, onde as temperaturas são mais baixas, originaria um azeite com todas as características organolépticas, preservando o aroma e o sabor originais do fruto. Esta conclusão foi confirmada pelo rigoroso paínel de provadores de Marco Oreggia, provador de azeites reconhecido internacionalmente e responsável pelo publicação do Flos Oleil 2010 – The Workds Best Extra Virgin Olive Oil.
O projeto tem como objetivo reconhecer e divulgar os melhores azeites do mundo, a partir de um concurso internacional onde são convidadas as melhores empresas olivícolas mundias para concorrer com um único produto do portfólio. Estiveram presentes mais de mil azeites provenientes de 38 países, entre eles o Gallo Colheita ao Luar que foi escolhido pelo paínel de provadores e peritos coordenado pelo próprio Marco Oreggia, um dos melhores azeites do mundo e entrou para o guia Flos Oleis 2010 – The Workds Best Extra Virgin Olive Oil.
Colheita ao Luar - Quando as azeitonas são colhidas a baixas temperaturas, todo o aroma e qualidade do azeite são preservados, dando origem a um produto de sabor frutado. Por isso “Gallo Colheita ao Luar”, que possui acidez máxima de 0,3%, é um azeite extra virgem com sabor intenso a fruto fresco, levemente picante, características principais de um azeite nobre, elaborado com azeitonas colhidas durante o período mais frio da noite.

Nenhum comentário: