quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

As bolinhas – Sidra III

Além dos dois tipos de espumantes, existem outros produtos, previstos em lei, que apresentam “bolinhas”, mas que não podem ser confundidos com os espumantes.
Alguns são também provenientes da uva, como o vinho gaseificado, o vinho frisante e o filtrado doce. Outros são provenientes de outras frutas, como a sidra (que é feita de maçã) e outros fermentados de fruta.
Há também produtos que são uma mistura de tudo um pouco, que são conhecidos como bebida alcoólica mista, pois neles há, além de fermentado, algum destilado alcoólico (álcool de cana), acrescido dos mais diferentes componentes. Este é o caso, por exemplo, do cooler, da sangria e demais coquetéis.
E, dentre aqueles borbulhantes que se definem sem álcool, o que encontramos na verdade são refrigerantes! Sejam eles de maçã, de uva ou mistos.
Vamos explicar as características de cada um:
Vinho Gaseificado
O vinho gaseificado é também um vinho, com teor alcoólico de 7% a 14% em volume. Mas, ao contrário do espumante, suas “bolinhas” são adicionadas, mediante a introdução de anidrido carbônico puro. E a pressão deve ser um pouco menor que a dos verdadeiros espumantes: de 2,1 a 39,9 atmosferas.
Como saber se estamos comprando vinho gaseificado ou espumante? A lei determina que esta expressão esteja bem clara no rótulo principal do produto.
Vinho Frisante
O frisante é um vinho, que possui um teor alcoólico de 7 a 14% em volume e é um pouquinho gaseificado, ou seja, tem uma pressão de 1,1 a 2 atmosferas a 20ºC. Todavia, este gás pode ser natural, proveniente da própria fermentação ou adicionado ao vinho depois de pronto.
Como saber a diferença? Em regra as “bolinhas” naturais serão mais fininhas e
delicadas que as artificiais. Mas o fabricante deve informar isso na rotulagem.
Como reconhecer este produto na prateleira de um supermercado?
Nome do produto – obrigatório. Nome da variedade – opcional. Conteúdo da garrafa -
Obrigatório. % de álcool em volume – obrigatório. Marca.
Vinho Branco Gaseificado – Chardonnay.
Vinho Branco Frisante Gaseificado

Filtrado Doce

O Filtrado Doce é uma bebida proveniente do mosto de uva, parcialmente fermentado ou não, podendo ser adicionado de vinho de mesa. Não é considerado vinho por que este é exclusivamente a bebida proveniente da fermentação da uva sã, fresca e madura.
Além disso, tem uma graduação alcoólica bem baixa, de no máximo 5% em volume.
A presença das “bolinhas” também pode se dar através da adição de anidrido carbônico em até 3 atmosferas. Sua concepção original vem da Itália. Mas do produto original pouco sobrou.

Nenhum comentário: